sexta-feira, 27 de maio de 2016

NICK NAME... CACIMBO


Aos mais novos, que decerto vão ler esta mensagem devo a obrigação de fazer aqui, uma pequena apresentação.
O meu "nick name Cacimbo" que carrego com orgulho, é de um dos fundadores dos Saltimbancos, também conhecido por José Neves, é tão só devido à grande amizade e companheirismo dos meus amigos assim como à minha juventude e irreverência desses tempos.
Fui mecânico MMA e lembro os meus parceiros de altura: Carvalho, Zeca, Jeremias, Inácio Pires, Os pilotos com quem fiz parceria: Rui Jofre, Costa Santos (o autor do emblema do canguru), Costa Braga, Rafael, Carlos Antolini (este chamava-me o macaco gargalheiro), Lopes, Vidal, Sales, os nossos queridos sorjas o Anjos, o Leal... entre outros, que não me levem a mal não recordar. Ah! Estou-me a lembrar ainda do Américo, do Lino, do Pereirinha, o meu grande amigo algarvio Ferreirinha, da minha lavadeira (e da filha "Maria”) da nossa república no Luso. Daquela lição de comportamento militar e cívico, aquando da representação da peça "A flor do cacto", com a Laura Alves, no Cine Teatro Luena, no Luso... Lembram-se?!
E daquele funeral, que fizemos com um caixão da agência funerária que ficava ao lado da república, em que pusemos um polícia a fugir de medo ?!
Lembro também, o nosso querido "reizinho" D. Duarte Nuno, que também por lá passou uns dias, como tenente, na operação "Siroco II", e o gajo da pensão que era monárquico e que ficou babado por lá estar o Rei!!! Lembram-se?!
A todos de quem eu não referi as minhas desculpas pela omissão, mas é culpa da PI (porra da idade).
Agora e é justo salientar, que todos aqueles de que aqui falo, foram os fundadores dos Saltimbancos. Por isso amigos, um pouco de história não faz mal a ninguém. 
Cinco hora da manhãeeeee 
Sai os pissoal dos Luso 
Pindurado nos helicóptero...vai e vem 
Cinco hora da manhãeeeeee.. 
Assim dizia a nossa música. Estão lembrados ? 
Quero aqui prestar as minhas homenagens àquelas equipas que em plena operação Siroco, disputaram um renhido jogo de Ragby em que a bola era um garrafa de Whisky Dimple (3 socos) e em que cada ensaio dava direito a um gol a sério. 

Foram figuras de destaque neste encontro, o Cabeleira, o Antolini, o Zeca, o Carvalho, o Jeremias (talvez a maior bebedeira da sua vida… estávamos a ver que morria), e até eu... ! 
Esqueci-me do nosso querido sargento Nabais. 
Não é escova acreditem.
Na altura eu chamava-lhe nomes, mas agora à distância e com os anos em cima, ele era mesmo um "querido" senão vejam esta: 
Estávamos nós em acção de reparação de emergência dum héli em pleno "mato", senão quando, um soldado do exército, caiu num buraco e ao tropeçar a sua G3 disparou uma rajada de balas. Logo outras rajadas se fizeram ouvir e como é óbvio, perante tal tiroteio, toda a malta tomou de imediato posições defensivas. 
Então um camarada nosso, de quem não me lembro o nome, virou-se para o nosso sargento Nabais e disse-lhe: 
- Ó chefe, que merda é esta? 
E o nosso Nabais respondeu assim: (atenção que esta ficou na história) 
- Foda-se, não me chamem CHEFE senão os gajos atiram em mim !!!!!!!!! 

Aquele abraço .
O vosso amigo “Cacimbo”










Nota: Esta publicação, de Abril de 2009,  foi recuperada do extinto site dos Saltimbancos.
Ao publicá-la aqui, pretende-se tão só “salvar” este relato do “Cacimbo”, que seria uma pena ser perdido.

5 comentários:

  1. Amigo Neves, sem desprimor para o Nick Name Cacimbo por ti adoptado, deixa-me dizer que esse mesmo Nick N já tivera sido a alcunha utilizada por um MMA de 68/69, Armando Cacimbo, com quem eu me cruzei na linha da frente da BA2, em 70/71. Ele, regressado de Henrique de Carvalho e eu, maçarico, a seis meses de para lá ir. Chegado eu ao AB4, todos os especialistas lá colocados tinham estórias para contar do Armando "Cacimbo". Presumo que tenha sido ele o dono do original NickName.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Zé Mário !
      O Nick Name Cacimbo não fui eu que o adoptei. Esta estória é do José Neves Almeida, limitei-me a editá-la, e ele é que se intitula "cacimbo". Como n~~ao o conheci, não faço ideia.
      Sobre o Armando de que falas, há um Armando Costa Duarte MMA e que esteve no AB4 de 68 a 70, será este ? Mas também nesta altura não faltavam cacimbados !
      Vê no Álbum de fotos:https://photos.google.com/u/1/share/AF1QipNcrSBVplScMTTvrXVcjAZAZFp9hmU37UOoE44_ifdAEYGOjfAQJjOAjzMWFxakIQ/photo/AF1QipOhzUvd-orVn6YGQdr-3TTiCo2zwdT7jSEkqda1?key=dlpPNmpSeEhfMUhSbV95aWZuY2xzUzJpU1dOT21n

      Um abraço

      Eliminar
    2. Estava a referir-me ao José Neves Almeida. Já agora, posso confirmar que o MMA em questão se chama Armando Duarte, esteve no AB4 de 68 a 70 e que, depois de passar á vida civíl, integrou como técnico os quadros da General Motors. Já agora o que disseste é bem verdade, nessa altura não faltavam por lá cacimbados... Eu ainda apanhei alguns, por exemplo: O Canas, o saudoso Bilinhos, o Pilas e mais uns tantos...

      SAUDAÇÕES ESPECIALISTAS

      Eliminar
    3. Ok Zé Mário, não me tinha apercebido desse facto do artigo ser do José Neves. Estamos esclarecidos. Um abraço.

      Eliminar
  2. Amigo Neves, sem desprimor para o Nick Name Cacimbo por ti adoptado, deixa-me dizer que esse mesmo Nick N já tivera sido a alcunha utilizada por um MMA de 68/69, Armando Cacimbo, com quem eu me cruzei na linha da frente da BA2, em 70/71. Ele, regressado de Henrique de Carvalho e eu, maçarico, a seis meses de para lá ir. Chegado eu ao AB4, todos os especialistas lá colocados tinham estórias para contar do Armando "Cacimbo". Presumo que tenha sido ele o dono do original NickName.

    ResponderEliminar