quinta-feira, 12 de maio de 2022

RUI JOFRE



Nasceu, a 21 de Junho de 1942, em São Lourenço, Portalegre, onde passou a infância.
BA7 - S. Jacinto
Aos 18 anos ingressou na Força Aérea Portuguesa onde completou o curso elementar de pilotagem, em Aveiro, passou por Sintra e foi colocado na BA3, de Tancos, em Maio de 1962.
Em 1964, foi destacado para Angola, com a patente de Furriel. Em Luanda, na Base Aérea 9 pilotou uns aviões bombardeiros bimotores que, afirmava, "tossiam por todos os lados", os PV-2.
BA9 - Luanda
Também lá tirou o curso de helicópteros e foi um dos pioneiros do Curso de Pára-quedismo Civil, o primeiro curso em território português, em 1965, chegando mesmo a ser o vencedor do 1º. Torneio de pára-quedismo desportivo em Angola.
Durante a guerra, era dos pouco que arriscava voar à noite para evacuar os feridos na mata, o que o fez salvar algumas vidas. Uma vez, vários anos após a guerra, enquanto passeava nas ruas de Lisboa, um homem aproximou-se dele e abraçou-o, mas ao perceber o desconforto o homem disse: então não se lembra de mim? Você salvou-me a vida em Angola.
De volta a Tancos, em 1967 leu num panfleto que a banda filarmónica de Portalegre ia actuar numa festa nas Limeiras e decidiu ir lá matar saudades. Nesse dia em que actuava também a acordeonista de Constância Tina Pereira e ali se conheceram.
Casaram, na Igreja Matriz de Constância, a 27 de Julho de 1968.
Regressou a Angola mas, em 1970, estava em Portugal para o nascimento da primeira filha, Elsa Dias Ferreira. Tendo regressado a Angola, com a família, de seguida.
Luanda, 1971

Em 1974, foi promovido a oficial. Devido a vários actos de coragem foi condecorado com a Cruz de Guerra de 1ª. Classe pelo General Spí­nola.
No dia em que fazia 32 anos, nasceu, em Tomar, a segunda filha, Sara Dias Ferreira.
Em 1975, fundou o Clube Estrela Verde de Constância, sendo seu dirigente durante 10 anos.
E foi um dos fundadores do esquadrão acrobático de helicópteros, Alouette III, "Rotores de Portugal". Começaram com apenas dois helicópteros, AL III, e em 93/94 passam a ter três.
BA3-Tancos, 1982

Em 1983, na época de verão, ano em que combatia incêndios na Sertã, salvou diversos bombeiros, incluindo o comandante, ao resgatá-los, com o helicóptero do meio das chamas.
Por esse feito recebeu uma alta condecoração, a Medalha de Ouro por Serviços Distintos, pela Liga dos Bombeiros Portugueses.
Em 1984, ao fim de 26 anos de serviço em que desempenhou funções como Comandante de Esquadra, Oficial de Operações de Esquadra e Oficial de Operações de Grupo Operacional, entrou na reserva territorial, mas continuou a pilotar helicópteros no combate a incêndios. Emigrou depois para Angola onde desempenhou funções como Piloto Chefe na Diamang, Director de Instrução da Força Aérea Angolana, Director de Operações de Voo na Acro-norte.
Lobito - 1989, instrutor dos pilotos de helicópteros da FAN

Nos anos 90 integrou um livro da Câmara Municipal de Constância de poetas populares.
Em 1993 entrou na Universidade Internacional de Abrantes para tirar o curso de gestão. Faleceu a 21 Abril de 1999, com 56 anos, num acidente de aviação em S. João da Madeira.
Está enterrado no cemitério de Portalegre, terra que o viu nascer.
(Preito de Elsa Dias Ferreira à memória do seu pai)

19 comentários:

  1. Floriano Silva12 maio, 2022

    Na minha opinião é importante trazer aqui a história de alguns membros embora “ausentes” fizeram um pouco mais que a normalidade, cada um de nós tem ou teve um espaço no curto tempo
    em que andamos por aqui.
    Paz à sua Alma.

    ResponderEliminar
  2. Paz à sua alma. Grande Portalegrense

    ResponderEliminar
  3. Que Nossa Senhora-do-ar vele por ele. Paz à sua alma.

    ResponderEliminar
  4. Portugal será eterno enquando tiver Homens desta envergadura! Que as gerações futuras o tenham como exemplo.

    ResponderEliminar
  5. Você com ele, grande piloto e grande homem, paz á sua alma...

    ResponderEliminar
  6. Uma lenda dos helicópteros! Paz à sua alma.

    ResponderEliminar
  7. O unico piloto de AL III do MUNDO que poderia riscar muita coisa na T.O. desta aeronave. Um SENHOR dos ROTORES DE PORTUGAL!!!

    ResponderEliminar
  8. Carlos Cardoso28 maio, 2022

    CAP/Jofre foi com muita honra que servi na nossa FAP na ESQ552. Que os seus ensinamentos perdurem no tempo.

    ResponderEliminar
  9. Grande Senhor, 🙏🙏🙏🇵🇹

    ResponderEliminar
  10. Fiz apenas um voo com o Jofre.Embora já fosse piloto de helicópteros com largas horas de voo e uma comissão no Ultramar,ainda aprendi qualquer coisa.Que esteja em paz.

    ResponderEliminar
  11. GRANDE HOMEM !!! Também sou de Portalegre !!!

    ResponderEliminar
  12. Voava alegre e feliz no seu heli com o seu búfalo

    ResponderEliminar
  13. Entrei para a FAP em 1974. Fiz dois cursos com um piloto do Al III, que me contou histórias do Jorge. Das histórias já me esqueci ,mas do nome e pelo que me disse dele nunca mais. De certeza que o seu último vôo foi para um local paradisíaco. Descansa em paz Jofre

    ResponderEliminar
  14. Grande SENHOR.
    ENORME SER HUMANO
    EXCELENTE CAMARADA E AMIGO. O melhor piloto de helicóptero Ai

    ResponderEliminar
  15. Grande senhor excelente camarada, o melhor piloto de helicópteros do mundo. Tive a sorte de voar com ele em Angola como seu mecânico. Paz a sua alma

    ResponderEliminar
  16. Paz á sua alma. ícone da pilotagem nos allouette lll , tive o prazer de voar com este SENHOR, fazia com este aparelho manobras que não eram autorizadas ou previstas para a máquina.

    ResponderEliminar
  17. Tive o prazer de voar mais que uma vez com o Capitao Jofre, era um senhor com um dominio total sobre o AL III.

    ResponderEliminar
  18. Grande Homem, nunca ouvi uma má palavra, sempre pronto para ajudar quem quer que fosse. J. D.

    ResponderEliminar
  19. Também o Para-Clube "Os Boinas Verdes" lhe ficaram a dever muito pelas muitas horas a pilotar a DO27, na formação de Paraquedistas Civis. Camarada Jofre, descansa em paz.

    ResponderEliminar