sexta-feira, 3 de junho de 2016

PASSAGEM BAIXA

ESTÓRIAS DE MISSÃO DE UM OFICIAL DA FORÇA AÉREA: ANGOLA – 1992

Cartoon do autor
Como eu era o gestor da atividade aérea de Luena, sempre que havia dúvidas na missão eu tinha de embarcar e resolver assuntos relativos à distribuição do material para o ato eleitoral. Alguns dos destinos eram pequenas aldeias – denominadas Comunas – perdidas algures na Província do Moxico, que não constavam em mapa nenhum. 
Um belo dia, tivemos de ir a um lugar para entregar boletins de voto e urnas para o evento que se aproximava. Foi muito difícil encontrar essa comuna, porque a sua localização não constava nos mapas que possuíamos.
Quando finalmente descobrimos o local, percebemos que a aldeia não era mais que uma congregação de várias cubatas feitas de madeira e palha. O piloto identificou um bom lugar para aterrar o nosso grande helicóptero russo MI-17, e fez uma aproximação lenta concentrado no largo central do aldeamento. O sítio não era espaçoso, pelo que a tripulação estava muito atenta ao procedimento e ninguém estava a prestar atenção aos arredores. Essa era a minha tarefa, na janela traseira, em bolha, do helicóptero. De repente, ficámos envoltos em muita poeira, paus e pilhas de palha voando em redor do MI-17. O piloto perdeu o contacto visual com o terreno e chamou-me através do intercomunicador, perguntando o que estava acontecendo.
Eu limitei-me a responder:” Checkyoursix” (olha às tuas 6 horas)"
Uma fraseologia aeronáutica da Segunda Guerra Mundial que significa "olhar para trás”
Tínhamos destruído tudo à nossa passagem. Podia-se identificar o rumo da nossa aproximação pela quantidade de telhados de colmo destruídos pelo downwash do rotor do helicóptero.
No chão, a população estava muito irritada, com a gente gesticulando de forma hostil. Nós avaliamos a situação e entendeu-se que não havia nenhuma maneira para aterrar naquele local, sem colocar em risco a segurança da população, e a nossa própria segurança após aterrarmos.
Abortámos a missão e regressámos a Luena. O relatório da missão passou a constar:
"missão abortada por razões de segurança".
Aquela pequena comuna não votou em 1992.



(O texto e os desenhos são extratos de um projeto de livro, da autoria de Paulo Gonçalves – Tenente-Coronel TOCART – sobre “Estórias de missão ao serviço da ONU”)




Os editores do Blog agradecem ao Sr.Ten.Coronel Paulo Gonçalves, a cedência das suas estórias vividas em terras do Moxico. Vinte e poucos anos após, representando uma nova geração da FAP, os seus relatos fazem-nos retroceder no tempo e recordar algumas das vivências, que marcaram a nossa geração. Bem Haja.

Sem comentários:

Enviar um comentário