sexta-feira, 17 de junho de 2016

A FORÇA AÉREA PORTUGUESA E OS FOGOS FLORESTAIS!


Há vários anos na minha qualidade de Ex. Bombeiro Voluntário (BV), militar aposentado da Força Aérea Portuguesa (FAP), e cidadão contribuinte, venho de forma variada chamando a atenção para a importância de um papel ativo e interventivo da FAP, no combate com meios aéreos aos Fogos Florestais (FF).
Tal decisão como publicamente demonstrado, diminuiria drasticamente os custos decorrentes de aluguer anual de aeronaves, aumentando de forma substantiva as necessárias taxas de operacionalidade.
Outros cidadãos, também contribuintes como eu se têm empenhado de forma diversa, nomeadamente na recolha de assinaturas para que a temática possa subir ao plenário da Assembleia da República (AR), mas até agora, “TUDO COMO DANTES QUARTEL EM ABRANTES».
Este ano e para dar continuidade a anos anteriores lá irão os contribuintes desembolsar mais umas dezenas de milhões de euros para concretizar o já citado aluguer de aeronaves, sendo que a maioria das quais, volta aos países de origem findo o tempo contratualizado. Nessa circunstância, fica o sistema de combate amputado dos seus mais importantes e determinantes meios, as aeronaves.
De salientar que por motivos vários e conhecidos, relativos a temperaturas, não tem sido possível definir com um razoável rigor quando começa e acaba a época dos (FF), arriscando o País ser confrontado com fogos e as aeronaves já cá não estarem.
Face ao que precede torna-se absolutamente incompreensível o facto de Portugal à semelhança de outros Países alguns pertencentes à Comunidade Europeia (CE),não tomar a decisão Política/Militar de alterar a missão da (FAP), criando um departamento sob forma de Esquadra por exemplo, pondo em prática esta missão de interesse público.
Como diz o ditado «ÁGUA MOLE EM PEDRA DURA,TANTO BATE ATÉ QUE FURA»
Espero ainda ver aeronaves entregues à (FAP),operadas por tripulantes da (FAP),a lançar água mole não para furar, mas para apagar os incêndios.
TENHO ESPERANÇA!

Por:


Sem comentários:

Enviar um comentário