quinta-feira, 2 de julho de 2020

O POSTO DE RÁDIO


Passei algumas horas no posto rádio, quando havia um pedido de evacuação e essa oportunidade surgiu logo na madrugada do dia seguinte à nossa chegada. 
Sim, o operador rádio está sentado em frente ao rádio, mas sempre notei um sentido de responsabilidade de todos eles, até porque hoje está ali sentado, tempos depois é ele que está na mata. 
Lembro-me desse primeiro dia e do Neto na mata com um radio TR 28, que tinha visto pela primeira vez algumas horas antes. Às 5 da manhã veio ter comigo a tirar algumas dúvidas, já que fiquei de serviço. Cerca das 7 lá estava ele a pedir uma evacuação. Um soldado tinha pisado uma mina...foi um primeiro teste para todos nós, mais tarde reuni o pessoal, ou como se diz na gíria militar, "os meus homens" e disse: meus senhores, isto agora é a sério, não há baldas, quero um homem em frente ao rádio 24 horas por dia. 
É com orgulho nos "meus Homens" que posso afirmar, passaram todos com louvor, louvo a sua eficiência e o espírito de camaradagem que existiu e continua a existir entre nós. 
Nós e os Saltimbancos, os pilotos dos helicópteros fizemos tudo o que era possível. Parabéns a todos.
Na foto um heli a preparar a aterragem no Hospital Militar do Luso, em mais uma evacuação.









Armando Monteiro.
Alf.Mil.Transmissões BCaç 3831

1 comentário:

  1. CART 1701 --SUPER RATOS --67 -69 ESTIVE NO LUSO -RADIOTELEGRAFISTA

    ResponderEliminar