quinta-feira, 21 de novembro de 2019

CILINHA, PRESIDENTE DO MNF


Cilinha, como era conhecida a Presidente do MNF. 
Cecília Maria de Castro Pereira de Carvalho Supico Pinto, conhecida popularmente como Cilinha, foi a criadora e presidente do Movimento Nacional Feminino, uma organização de mulheres que durante a guerra colonial prestou apoio moral e material aos militares portugueses. 
Numa das suas muitas visitas às tropas em missão em África, visitou o Leste de Angola em 1972. 
A senhora era criatura sempre muito bem disposta. 
Fiz a missão de a transportar a ela e à "secretária", em DO 27, de Gago Coutinho a Cangamba. 
Quando saía do DO, punha dois dedos na boca e assobiava aos militares que a esperavam. Depois em voz alta gritava: Hei camaradas!!!! 
Comigo voou o Hermano Ferreira que não quis perder a oportunidade de acompanhar tão ilustre criatura. De Ninda para Cangamba, o Hermano, apesar dos VIP's "rapou" quanto pode, mesmo no vermelho! Apesar de suscitar a natureza da missão e o perfil dos passageiros, só faltou cortar capim. De Camgamba para o Cuito Cuanavale seguiu com outra missão. 
O Vitor Matos Oliveira tem razão. A senhora perguntava aos militares o que fazia mais falta. Acho, que só depois fazia chegar, gillettes, baralhos de cartas, dominós e outras coisas poucas, assim para muitos satisfazer.

Torceu o nariz, compreensivelmente, quando alguém disse que fazia falta um jogo de matraquilhos. Era preciso confortar muita gente e o volume ia roubar espaço para prendas mais pequenas que satisfaziam um maior número de necessitados. 
Foi há 47 anos!

Por:





Sem comentários:

Enviar um comentário