quinta-feira, 9 de maio de 2019

QUEM É ESTE BIGODES ?! CONTINUAÇÃO DA SAGA !

Muié, lançamento da Operação Zumbo 3H

Conforme artigo anterior e após a entrada em cena do Carlos Vidal, eis o seu relato.
Alô José Reis.
Muito obrigado pelo envio deste email. Gostei!
Tirando a guerra, que é um flagelo, passei momentos muito bons da minha vida.
Tive a oportunidade de: 
Conhecer homens de excepção com um carácter e humanidade invulgar.
Conhecer pessoas fabulosas, quer nas cidades, quer no mato cujas populações genuínas com uma grande Alma. Destas, inclusive do IN, que lutavam contra nós ...
Conhecer locais lindos, cuja Flora e Fauna são Ímpares.
Não vou enumerar todos aqueles Homens excepcionais  com quem me cruzei ...
Tropa Normal - Comandos - Paraquedistas - Flechas - PIDE - Comerciantes, População em geral.
Quatro "Saltimbancos" fundadores: Afonso Costa, Carlos Antolin, Zé Lopes e Félix Rafael

O grupo dos SALTIMBANCOS, de que sou fundador lembro o Grande Chefe  Rafael em nome de todos.
Comandos - Santos e Castro, um senhor.
Paraquedistas - Durão e Loureiro e Costa.
Flechas - Tó Zé Avelar. O Homem com quem fiz muitas operações e mantive sempre contacto. Também um grande amigo.
"Ás de Espadas" - Ten. Coronel  Lage. Um Homem humano, inteligente, alegre e operacional.
Cangamba - Maj. Marquilhas, Ten.Cor. Lage  e  Abecassis

Fiz muitas operações e evacuações em Cangamba, Cangumbe, Muié.  
Um dia, cedo, muito cedo, ainda noite, saí de Gago Coutinho com o Vieira, fomos ao mato buscar o "14", que ao entardecer numa perseguição levou um tiro no sobrolho.
Fez questão de vir por seu pé para o Heli, contou a história, e à chegada a Camgamba o mesmo. Voltou a contar a história ao Ten. Coronel Lage, subiu para o PV2, que o levou para o Luso. Mais tarde foi para Luanda e, cego de um olho voltou para o combate pois queria estar com os seus Homens !!!  Histórias sem comentários.
Uma operação que lembro, foi com os "Primos", saída de Cangamba, aterragem em Cangumbe onde entraram os jovens que faziam a protecção à JAE.
Era o último dia de 7, de uma operação cujos objectivos estavam bem para sul!!! E nada de especial tinha acontecido ...
"Litle Monster"
Quando descolámos de Cangumbe, atravessámos o rio e demos com o acampamento IN, cheio de trincheiras..., cheio de armamento... correu tudo bem.
Eu, ia no Heli Canhão com o atirador e o Chefe dos "Primos", "Litle Monster" ...
Este, escreveu um livro com várias referências. " SHOPPER  PILOT ".
...
Estou neste momento a abrandar ...
Dia 18 de Maio, almoço na Ota, dos Saltimbancos, convido-te a ires comigo.

Grande abraço, Carlos

1 comentário:

  1. Conheci bem o camarada 14 era um homem sem medo ainda tenho comigo um talher, e um saco de guerra de lona que Ele me ofereceu pois tudo que ele precisava para os filhos eu nunca lhe disse que não, era um bom guerrilheiro, que tera sido feito destes homens?

    ResponderEliminar