quinta-feira, 23 de maio de 2019

A SITUAÇÃO...AS SITUAÇÕES!


Era uma operação simples, coisa de um dia para outro, nem valia a pena o operador rádio ir carregado com duas baterias dos TR28…
Ficaram cercados , gastaram munições e mais munições e o “meu homem” das transmissões só pedia mais “supositórios douradinhos” e os Saltimbancos tentaram ir lá em socorro.
Onde? Onde?
Que façam uma fogueira!
Fogueira?! Estamos aqui cercados, temos uma média de 5 munições por homem e querem que façamos uma fogueira a denunciar a nossa presença?
Que fazer? Os Homens no terreno podiam comunicar com o Heli à vista ou seja a cerca de 1 km, o Heli perdia o contacto com a base a 20 km. As nossas comunicações eram em SSB as da Força Aérea em AM, que fazer?
Ir buscar um velho rádio a trabalhar em AM e tentar coordenar a operação, ou mandar a bordo do heli um dos “Meus homens”, que comandaria a bordo do heli as ligações com a Base Luso e os Homens no terreno? 

Rodrigues e José Carvalho testando um TR28

Eu e o Comandante do Batalhão estávamos no posto rádio a seguir a situação e a tentar fazer o nosso melhor, com a vontade de um e as condições técnicas do outro…e eu a pensar…eh pá, era uma operação simples, era ir e voltar…e se a bateria do rádio vai abaixo?
Entretanto o comandante do batalhão diz-me:
Monteiro, vamos almoçar?
Indignado eu respondi: Não saio daqui até que a situação se resolva!
E vinha cá fora e mijava à vontade .-.-. à terceira ou quarta tentativa os Saltimbancos, lá localizaram os homens, pelas 3 da tarde…e quando um dos “meus homens”, o António Ramos feliz dizia, que tinham chegado os supositórios douradinhos…lá fiquei aliviado e pedi transporte para o Luso Hotel…depois fui parar ao hospital, stress ou qualquer outro trauma, levei 3 litros de soro e ainda hoje tenho um prazer Muito Especial em dar um abraço de cada vez, que tenho a oportunidade em estar com “um dos meus homens”, o António Ramos…ainda um dia mas vais pagar…!!!









Armando Monteiro.
Alf.Mil.Transmissões BCaç 3831

1 comentário:

  1. so conheci o tr 28 -quando fomos para o -NINDA -SETE-CHIUME -isto em 1967 cart 1701 super ratos

    ResponderEliminar