quinta-feira, 20 de setembro de 2018

AVIÕES, AVES E DRONES!




O perigo de colisão de aves com aviões na gíria aeronáutica designada de «BIRD STRIKE»,também conhecido como perigo aviário, vem sendo referido e referenciado antes mesmo do 1ºvoo com motor realizado em 1906 por Alberto Santos Dumont.
Como consequência dos incidentes/acidentes, foram sendo implementados vários modos de afastar as aves dos locais de operação de aeronaves.
Sistemas luminosos, equipamentos sonoros com recurso a artefactos piro técnicos e falcoaria, têm sido algumas das medidas utilizadas visando o afastamento de aves do local de operação de aeronaves, evitando assim o «BIRD STRIKE já citado.
Recentemente e com uma frequência assustadora, vêm sendo reportados incidentes com DRONES (só no corrente mês de Junho foram seis),acontecendo perigosamente na área de manobra do Aeroporto Gen.Humberto Delgado em Lisboa e noutros locais. 
Este último e perigoso fenómeno aeronáutico, resulta da permanente evolução da tecnologia, apresentando-se muito mais preocupante que a colisão entre aviões e aves.



Os DRONES,construídos em materiais muito mais rígidos que as penas e a estrutura óssea das aves, constituem um perigo substancialmente maior se foram absorvidos pelas entradas de ar das turbinas, que são o elemento propulsor das aeronaves desta geração.
Sem querer entrar na discussão da legislação visando a utilização de DRONES, parece-me que as autoridades competentes ANAC,ANACOM,TAP,ANA deverão urgentemente criar procedimentos e mecanismos, pondo fim a esta perigosa escalada de contactos entre aeronaves e DRONES.
Não abordarei sistemas de empastelamento, não falarei do transponder e muito menos do radar primário. 
Chamo apenas a atenção da eventualidade de um acidente em Lisboa envolvendo um avião de passageiros, que os efeitos serão incomensuráveis e devastadores, tendo em conta o posicionamento do nosso principal aeroporto, bem dentro do tecido urbano.

Faço a apologia do povo!
«TANTAS VEZES O CÂNTARO VAI À FONTE QUE UM DIA FICA A ASA»
«PONHAM-SE AS TRANCAS NA PORTA, ANTES QUE A CASA SEJA ROUBADA»
NOTA: Último incidente ocorrido em Lisboa, ontem 25 de Junho de 2017

Por:









(Ten.Coronel na reforma)

Sem comentários:

Enviar um comentário