quinta-feira, 31 de agosto de 2017

UMA EXTRAORDINÁRIA COINCIDÊNCIA

"Aviador" junto do 1789 - foto do próprio


Em 1969 encontrava-me no Luso, Leste de Angola, a prestar serviço militar como Alferes de Infantaria com a especialidade de operações cripto (CHERET). Chefiava um posto de escuta situado nas imediações da cidade mas sempre que podia ia até ao aeroporto "ver quem chegava". 
O acidente de19 Julho de 1969
Numa dessas ocasiões fiz-me fotografar junto de um North American T6 da Força Aérea Portuguesa, tendo em fundo um Nord Atlas também da FAP. Até então nunca me tinha passado pela cabeça que um dia viria a tornar-me piloto de aviões; a pose era só mesmo para a fotografia.
O curioso é que dias depois desta imagem ter sido registada este mesmo T6 (1789) sofreu uma avaria e aterrou de emergência algures no meio do mato. O piloto e o mecânico sofreram apenas ferimentos ligeiros mas era urgente resgatá-los por se encontrarem em zona de guerra. Ambos viriam a ser recuperados por uma força de paraquedistas no dia seguinte.
Para acompanhar a situação foi montado um gabinete de crise no Quartel General da Zona Militar Leste que eu viria a integrar na condição de responsável local da CHERET. Foi aí que fiquei a saber que o piloto do T6 se chamava Emanuel Lorena.
Emanuel Lorena (ao centro) no Luso em Agosto de 1969 - foto de Gonçalo de Carvalho
Anos mais tarde, no início da minha carreira como piloto da TAP, fui escalado para fazer um voo qualquer em Boeing 727. E quem era o comandante desse serviço? Esse mesmo, o Emanuel Lorena.
A vida dá cada volta...

NOTA - Podem ler o relato desta operação no interessantíssimo blogue do Clube de Especialistas do AB4, aos quais desde já agradeço a colaboração.
https://ab4especialistas.blogspot.pt/2015/04/acidente-do-t6-1789-ii.html

O Aviador

Sem comentários:

Enviar um comentário