Aviões da AM - Nieuport Ni.10
Um dos três Nieuport Ni.80E2 (alias Ni.12 ou «21 metros») recebidos em 1919 para a E.M.A, de Sintra, e destinados a treino avançado. Eram muito semelhantes aos anteriores, embora apresentando divergência nos «struts». Notar as «cocards» francesas nas asas. (Crédito:"Os Aviões da Cruz de Cristo", Dinalivro, 1989).
Dois Nieuport Ni.80E2 (em que o sufixo «E2» significava «Entrainement, deux places»), juntamente com um Caudron G.3 na E.M.A. de Sintra, ainda ostentanto as cores francesas no leme de direcção. O número de contrutor do avião em primeiro plano é 10658. (Crédito: Cor. Pinheiro Correia)
O prototipo do Nieuport 12 voou pela primeira vez no verão de 1915 e era o desenvolvimento natural do Ni.10 equipado com um motor 110hp Clerget 9Z, equipado com duas metralhadoras Lewis, a da frente na asa superior e a traseira montada num mini carril semicircular, junto ao cockpit traseiro.
Devido ao aumento da potência do motor, o Nieuport 12 tinha um comportamento muito superior ao Nieuport 10, tendo sido encomendado em largas quantidades pela Aviação Militar, Aviação Maritima e pela RNAS, a partir de 1916.
Mais tarde apareceu o Nieuport 12bis, com um motor 130hp Clerget 9B. Foi um destes aviões que foi usado pelo Lt Marchal numa tentativa de bombardeamento de Berlim em Junho de 1916.
Créditos: jfs -ex-ogma.blogspot.com
Por:Anibal de Oliveira
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