quinta-feira, 30 de setembro de 2021

UM MÉTODO POUCO ORTODOXO, MAS EFICAZ!



"Na Força Aérea tinhamos adoptado um método pouco ortodoxo, mas eficaz, de exploração em tempo oportuno tirando partido da rede de informações."

Com dois ou três helicópteros voando a baixa altitude, sobrevoávamos as áreas mais susceptíveis de actividade subversiva para, em golpes inesperados, capturarmos elementos da população ou outros que, transportados para os pontos onde tínhamos estabelecido as nossas bases provisórias, nos forneciam as tão preciosas informações sobre a presença ou passagem de grupos estranhos à região.
Foi numa dessas missões que, nas margens do rio Lweti, nos confins da província do Moxico, quinze páraquedistas foram lançados no terreno sobre um acampamento onde em segredo se realizava o congresso de um dos movimentos de libertação! A sorte esteve do nosso lado, pois o inimigo, julgando tratar-se de um ataque organizado e avaliando mal o ruído que apenas três helicópteros voando baixo faziam, optou pela fuga, como medida de proteção das individualidades e jornalistas estrangeiros presentes.
A confusão foi enorme, tendo os nossos homens se apercebido que caíram sobre um objectivo de importância inesperada, bem protegido e para o qual não tinham nem pessoal nem armamento em número, do outro lado, multiplicavam-se em esforços do que pensavam ser um ataque planeado e integrado numa operação mais vasta.
Foi neste cenário que, de súbito, um jovem páraquedista ficou frente a frente com um vulto que descia o trilho para o rio... Não houve tempo para se olharem ou, se o fizeram, o instinto actuou primeiro e o homem que tombou era mais velho e como menos agilidade do que habitualmente se encontrava nos guerrilheiros!
A documentação que trazia identificou-o como o Dr. Américo Boavida, chefe dos serviços de saúde do movimento e a sua presença nas matas do Leste, a fuga precipitada de outros altos responsáveis e a presença de jornalistas, alguns do sexo feminino e originários dos países do norte da Europa, deixavam subentender que a direção do movimento em causa tentava dar no exterior a imagem de presença efectiva em território "libertado", a tal ponto que, explorando a conjuntura internacional que nos era adversa, se poderia reconhecer um governo provisório, com as inerentes consequências diplomáticas!"


Claro que de seguida foi montada uma grande operação, concentrados os meios terrestres e aéreos durante dois meses e o que ficou foi areia fina escorrendo por entre os dedos de uma mão fechada!
Só uma grande familiaridade entre os pequenos escalões terrestres e aéreos poderão tirar partido de uma flexibilidade própria das suas Unidades...
*Extraído do livro de Carlos Acabado, Major Piloto, "Kinda".

1 comentário: