sexta-feira, 12 de agosto de 2011

O PESSOAL DOS HELIS - CONVERSAS NO FACEBOOK

Desenho do 9274, oferecido por Patrice Gauber ex-piloto de Alouette III do Exército Francês.

Para os que desconhecem, há no Face Book uma página Grupo Ex-FAPs do AB4
https://www.facebook.com/group.php?gid=126509240699332
Ali se têm colocado algumas fotos e vídeos, que não sendo propriamente do AB4 - como estes, que se reportam à BA9 nos anos 60 - têm merecido de  ex-companheiros, pilotos e amigos os seus comentários, histórias e lembranças. 
Porque entendemos, que alguns são autênticas preciosidades da nossa memória colectiva, pensamos não poder deixar de as dar a conhecer por esta via.
Esperemos que gostem...e participem.



Nuno Miranda-civ 
Daqui vem a velha musica....Lá vem o pessoal,  lá vem o pessoal, lá vem o pessoal dos helicópteross.....
Carlos Antolin Teixeira-pil
Janeiro, Santana, Rego de Sousa, Rafael (Pacação), boa gente !
Artur Alves Pereira-pil
Do melhor que voou em Angola
José Carvalho-pil
E o Jofre!
António Teixeira-esp
Não era bem, lá vem o pessoal!!! Quando aterrava-mos em aquartelamentos do Exército, a palavra de ordem era ...fechem os frigoríficos, vem aí a Marabunta.!!!!
Cujo lema era do conhecimento geral. Rotos sujos e bêbados mas sempre operacionais.( Isto na óptica da malta do exército)
De bêbados nada tínhamos . Éramos de uma pureza infantil, convivi longos tempos com este grupo.
António Teixeira-esp
Já identifiquei no anterior os restantes componentes desta famoso grupo.(Velhas Glórias) 
O porta-voz é o Cor. Gestosa hoje na Reforma. Mora em Tomar.
Luis Céu Garcia-esp 
À grande ESQ94, BA9, a que me orgulho ter pertencido e que ainda pertenço. obrigado amigos por este video.
João António Costa Maya-pil
... mais uma vez, obrigado
Manuel Ribeiro da Silva-pil
Este home é um caso sério carago! 
Fernando Castelo Branco-esp
Nunca será demais , dizer muito obrigado..."Não tenham receio" de mostrarem que houve homens, que serviram a Pátria, para ajudar os seus irmãos, fôsse qualquer raça ou credo...Um forte abraço
Fernananda Luisa Gaspar-civ
Alouette...gentil alouette...apetece me cantar...mas quando vejo a palavra Saurimo e esses belos guapos...também digo...obrigada boys...pelo vosso esforço numa terra desconhecida...Valeu!!!
Pedro Pinho-pil
Um abraço dos Pumas para a "malta dos helicópteros" de antigamente, no espirito do pessoal, pouca coisa mudou, felizmente.
Carlos Antolin Teixeira-pil
Não posso dizer o mesmo...
António Teixeira-esp
Eu sou portador deste video da RTP já há bastante tempo e fui eu que em primeiro lugar o coloquei no Facebook, devidamente identificado...
... Quem me facilitou o mesmo foi o nosso colega Fitas Custódio, já há uns anitos atrás.
A montagem deste video teve a colaboração do meu grande amigo, Cor. Villalobos.
Fernananda Luisa Gaspar-civ
Belos e garbosos meninos e suas máquinas voadoras....gostei!!!!!Abraços .
Carlos Paulino-pil
É com orgulho que verifico que tudo se mantém igual, mesmo quando cruzamos gerações.
Vejamos com atenção o que diz o jornalista...
..."O binário piloto aparelho, conjugado com a acção de hábeis mecânicos... ... os seus pilotos dão exemplo de coragem...".
Continuaremos a honrar dia a dia "Em Perigos e Guerras Esforçados", todos os que passaram por esta magnífica máquina ao serviço do país.
Bem haja a todos!
Artur Alves Pereira-pil
O Santana foi quem me safou o coiro quando me foi buscar à mata no Norte de Angola. Descansa em Paz meu amigo.
Manuel Ribeiro da Silva-pil
...e o Jofre, qual Anjo protector, que me acompanhou até aterrar no Luso, quando tudo fazia crer que o DO não se aguentaria no ar! Seguramente que, tal como o Santana, está no Céu dos Aviadores!
Carlos Antolin Teixeira-pil
Eu era amigo de ambos, e era difícil dizer qual o melhor. Gente desta nunca morre.!
Elsa Jofre-civ
Lindo ! Obrigado !
Artur Alves Pereira-pil
Referem-se ao Jofre controlador de Tráfego Aéreo?
Carlos Antolin Teixeira-pil
Não. O Jofre a que nos referimos era o Rui Jofre que fez pelo menos 2 comissões em Angola, nos hélis. Na 1ª. como Sarg.Ajudante e na 2ª. como Alferes.
Artur Alves Pereira-pil
Obrigado. Lembro-me do Rui Jofre, uma excelente pessoa
Fernananda Luisa Gaspar-civ
Bonito ver um grupo de jovens assim e o que eles representaram. Para mim...belas recuerdos....
Elsa Jofre-civ 
Como é que é possível estas máquinas ainda andarem pelo ar? Mas ainda bem que assim é! Aquele barulho das turbinas é reconhecível em qualquer parte!
Carlos Antolin Teixeira-pil 
Em nome da "malta dos Zingarelhos" agradeço. Muito bom ! Um abraço a quem tornou isto possível.
Jose Antonio Macedo-pil
Lindo ! Obrigado, abraço. 
João Silva Dos Santos-pil 
Muito bom...um regresso ao passado espectacular...
Jose Carvalho-pil
Onde é que eu já "vi vi" isto?
Jorge Oliveira-pil
Eu acho que o melhor é marcar outra jantarada para comemorar, um abraço.
Carlos Sequeira Mambo-pil
Onde é que eu já vi disto? Penso que foi noutra dimensão! Sim! Foi mesmo..
Pedro Franco-esp
E eu que o diga pois andei nessa esquadra 2 anos velhos tempos. Quem não se lembra do major Alvega, do Estevens, do Melo, Antolinni, Queiroga, do Beja voei com todos eles fazendo umas centenas de horas de voo, do Fabrica,do Pacheco, do Boby e tantos outros que fizeram da Esq.94 um marco histórico da Força Aérea.
Já que se falou do falecido Jofre, vou contar uma das muitas aventuras passadas com ele. Certo dia nos céus de Cabinda, no regresso à base fez um estacionário em cima da casa do governador e todas as telhas do Palácio foram pelo o ar. Eu como era o seu mecânico disse que ia haver porcaria com o Governador, resposta dele:- tu és o mecânico e dizes, se formos chamados à pedra, que foi uma avaria, assim foi, fomos chamados no outro dia ao palácio e  por cima ainda tivemos um louvor.Com ele era tudo assim.
Antonio Ricardo Coutinho-pil
Manda mais!


Editado por A.Neves

Sem comentários:

Enviar um comentário