sábado, 6 de agosto de 2011

AVIÕES DA AERONÁUTICA MILITAR - AVRO 652A ANSON

Aviões da AM - Avro 652A Anson

Um dos 10 Avro Anson Mk. I fornecidos à Aeronautica Militar, em Woodford, UK, em Maio de 1947, já com a matrícula 214 (ex RAF NK437) duma série 213 a 222), c/n 1334-1339 (ex- NK182, 437,444,476,483 e 484); e c/n 1370-1373 (ex MG 690, 692, 696 e 271), correspondentes às ordens de trabalho 35970 36651.
Estes dez aviões equiparam a Esquadrilha de Ligação e Transporte formada em Janeiro de 1948 na Portela, onde estiveram ao serviço até 1956, já na FAP. Estes aparelhos eram também utilizados para treino de navegação e de pilotagem em plurimotores, tendo logo após, passado para a B.A. 4 e para a B.A. 1. Há indicação de que dois destes aviões da B. A. 1 (em mau estado de conservação) teriam sido enviados para o Centro de Instrução de Aeronautica criado em 1949 em Lourenço Marques, no aeródromo de Mavalane, o qual foi encerrado em 1955.
O Avro Anson Mk. I foi muito usado durante a 2ª Guerra Mundial e produziram-se grandes quantidades deste modelo e suas variantes, nas versões civil e militar, tendo a fábrica em Yeadon, Yorks, da A. V. Roe Ltd, chegado a produzir 130 aviões por semana entre 1943 e 1944. No livro "Avro Aircraft since 1908" é referido o fornecimento encapotado de 20 aviões à RAF estacionada no Egipto, os quais eram disfarçados como aviões civis da BOAC, fazendo voos entre Croydon, Lisboa 
e Aboukir via Takoradi e rota trans-Africana.
O bimotor Avro Anson Mk. I, já matriculado nº2215 na FAP, após 1952, apresentando a «Cruz de Cristo» somente sob a asa direita e sobre a asa esquerda, vindo a matrícula nas posições opostas. Os motores eram identicos aos dos Oxfords, embora de menor potência (Armstrong Siddeley Cheetah IX de 350 hp). Anteriormente foi matriculado nº 215 e ostentava as insígnias nas duas asas e na fuselagem, esta sem circulo branco. (Crédito Cor. Pinheiro Correia).
Desenho do Avro Anson Mk. I. (Crédito "Aviões da Cruz de Cristo").
Algumas fotos do Avro Anson.
 
Detalhe do Avro Anson Mk. I. (Crédito Avro Aircraft since 1908)

Créditos: jfs -ex-ogma.blogspot.com

Sem comentários:

Enviar um comentário