quinta-feira, 5 de setembro de 2024

"MISSÃO SAURIMO 2024 – EX-MILITARES DO AB4” - DIA 1


A IDA 

1º. dia 18/19ago24

O dia 18ago24, começou cedo para alguns camaradas que participaram neste evento da “Viagem a Saurimo”, pois uns vieram do norte do País, outros do sul e outros do litoral centro e zona metropolitana de Lisboa. Considerando os voos uns pela TAAG e outros pela TAP, com intervalo de voos em cerca de uma hora, o Grupo, marcou encontro no Terminal 1 do Aeroporto de Lisboa, junto à “Farmácia”, mas às 20h00 só dois por lá disciplinarmente e pontualmente apareceram. Questionámo-nos e de repente a máxima veio ao de cima, quiçá a “Farmácia será algum Bar próximo?!?” e por lá se encontrava a restante comitiva, constituída pelo Victor Nunes, César Dias, Fernando Grama, José Pires, João Esteves, Artur Vidal, Arnaldo Jesus e logicamente eu, Manuel Vieira. 

Troca de cumprimentos e apresentação de alguns menos conhecidos e de seguida dirigimo-nos para as zonas de check in, com a finalidade de os que tinham bagagem de porão a despachassem e assim foi – posteriormente dirigimo-nos ao Controlo de Alfândega, onde TODOS passamos sem problemas e finalmente no Espaço Comum antes das Portas de Embarque, onde se petiscou qualquer coisa e se bebeu, … indicadas as Portas de Embarque de cada voo, os primeiros foram os da TAAG, com voo previsto para as 23h00 e os outros na TAP 23h30.

Embarcados nos respetivos voos, e acesso ao monitor de bordo de cada passageiro, algo me veio à memória, esse meu embarque em 1974 rumo a Luanda, Angola, em voo dos TAM, Boing 707 da FAP, com partida de Figo Maduro pelas 11h00 e chegada a Luanda, BA9, por volta das 7h00 da manhã do dia seguinte – voo esse que saía de Lisboa contornando toda a costa ocidental de África, pelas restrições impostas pelos diferentes países.
Rota dos TAM e rota atual da TAP

Hoje felizmente já assim não o é, pelo que fui observando a trajetória do voo: Lisboa rumo a sul passando sobre o extremo sudeste de Portugal, seguindo para Málaga e aí atravessou-se o Mediterrâneo na direção da Argélia, a uma altitude de 36520ft, altitude de cruzeiro, retificada para os 37000ft, à velocidade de 900km/h; da Argélia seguimos para sul, para o Deserto do Sara, seguisse-lhe o Níger e a Nigéria, Camarões, Gabão e depois Cabinda (06h15), estres últimos sobre a Costa Atlântica.

Sobre Cabinda faltavam cerca de 540km to Luanda, (recordando a data de 26set75, em que fiz então por África, BA9, Esquadra 92 dos Nord a minha Última Missão como MMA no Nord 6413). Entretanto o Sol tinha nascido a oriente, pelas 6h00, pois viajava junto à janela esquerda e como tal observei esse fenómeno natural – anunciada a chegada prevista ao Aeroporto de Luanda, pelas 07h15.

Nascer do dia em África 19ago2024 - algures antes de Cabinda
Descida para a final em Luanda








Aterrados em Luanda, seguimos os procedimentos Aeroportuários acompanhados já pelo Protocolo da FAN, Força Aérea Nacional de Angola, que nos acompanhou até embarcarmos num minibus, aí já com o Brigadeiro João Pinto, o qual por forma amistosa o tratávamos por “Comandante”, dirigimo-nos para a BA1-Luanda da FAN, ex-BA9, para apanharmos voo FAN para Saurimo a bordo do potente IL-76TD – neste avião, com as devidas proporções, revi-me nos nossos saudosos Nord, a fazer voos de ligação, transportando pessoal e mercadorias, …
Chegados a Luanda - transfere em minibus para a BA1 da FAN
Avião da FAN que nos levaria a Saurimo e nos trouxe de regresso

Finalmente pelas 9h00 saímos da BA1-Luanda com destino a Saurimo, onde após cerca de 1h50 aterramos na BAS-Base Aérea de Saurimo, ex-AB4, tendo o avião IL-76, estacionado na Placa da antiga Linha da Frente. Aí desembarcados os nossos olhares percorreram o espaço envolvente, procurando referências, tais como o Hangar da Manutenção logo ali perto e a Majestosa, … e muitos outras referências, mas que por motivos de cortesia aqui não se mostra.

Já cá estamos em SAURIMO, ex-AB4 ...   

A paisagem envolvente do ex-AB4 - ao lado esquerdo uma das antigas torres de vigia
Os oito "magnificos" perscurtando os horizontes - ao longe as antigas oficinas de material terrestre

A "Majestosa" - meio século depois, persiste...

Tomando de novo um minibus, o qual nos acompanhou em toda a nossa viagem a Saurimo e arredores, com o seu condutor, rumamos pela saída antiga do Terminal Civil, lado nordeste, observamos o novo Aeroporto de Saurimo Deolinda Rodrigues, com a sua própria Torre de Controlo e tomamos a antiga “alameda de Cajueiros/Mangueiras”, atualmente incorporada no tecido urbano da cidade – quem dira passados meio século que os cerca de 5km que distava a Base, esta se integraria na Cidade?!?

O jantar no Hotel Lubóia alojamento da delegação

Chegados e acomodados no Hotel Lubóia (de um português), tivemos a nossa primeira refeição, aí acompanhados pelo nosso anfitrião, Brigadeiro João Pinto, o qual nos acompanhou ao longo de todos os dias desta “Missão/Viagem” a Saurimo da rapaziada do Grupo, ex-militares do AB4-AERÓDROMO BASE Nº.4 - HENRIQUE DE CARVALHO, evidenciando o fantástico planeamento da visita em todos os aspetos relacionados com a logística por si delineada ao pormenor, mais uma vez BEM HAJA “Comandante”.
Obrigado!

O dia terminou com o descanso do pessoal, decorrente do cansaço da viagem de Portugal para Angola e nesta de Luanda a Saurimo – rapaziada com idades de 79 a 69 anos, representativa de 1964-65 a 1974-75 que estiveram pelo AB4.

Por: Manuel Vieira








Sem comentários:

Enviar um comentário