quinta-feira, 22 de abril de 2021

A PAZ E O AMOR DEVEM ANDAR SEMPRE DE MÃOS DADAS!


E passo a explicar: Eu era furriel miliciano Foto Cine, em missão de serviço, colocado na linda cidade de Nampula. Cheguei em Fevereiro de 1972 e estive nesta cidade até 12 de Abril de 1974.
Embora militar o meu desejo era que houvesse Paz em Moçambique e sobretudo no Mundo, como acontece ainda hoje.
Nampula


Pensei criar uma imagem em que a PAZ se sobrepusesse à Guerra e "construí" no estúdio da Foto Cine, em Nampula, à noite e (sem conhecimento dos meus superiores), esta imagem, tendo comprado uma pomba branca que coloquei em cima da minha bota da tropa, devidamente engraxada.
Este secretismo tinha a ver com o facto de não vivermos em Liberdade, uma vez que o 25 de Abril iria acontecer 2 anos depois.
Para a época era uma foto subversiva. Feita a fotografia e depois de revelar os negativos, guardei-os religiosamente comigo até vir para a Metrópole, o que aconteceu uns dias antes do 25 de Abril de 1974. Ainda, naquela noite, passei junto a um quintal arborizado e deixei a pomba em liberdade.
Para vocês perceberem quanto eu desejava a Paz na Humanidade, (ver foto em baixo) usava ao pescoço, quando estava vestido à civil um amuleto que era, e é , o símbolo do MAKE LOVE NOT WAR. Afinal o Festival de Woodstock, tinha acontecido apenas há 3 anos. Esta foto foi feita pelo meu colega Foto Cine, Jorge Ribeiro, na concorrida piscina de Nampula. Gosto imenso da foto da Paz sobre a Guerra!
A PAZ E O AMOR DEVEM ANDAR SEMPRE DE MÃOS DADAS!
















Por:
João Marques Valentim

Sem comentários:

Enviar um comentário