O AgustaWestland EH-101 é um dos helicópteros que surgiu do esforço de dois países, já que foi desenvolvido entre a Westland Heicopters, no Reino Unido e a Agusta, na Itália, para aplicações militares embora também seja usado no contexto civil. Em Novembro de 1979 formou-se uma empresa,a EHIndustries-para a gestão do projecto.
EH é uma abreviatura para Elicottero Helicopter, incorporando as palavras inglesa e italiana para o termo helicóptero.
O nome EH101 tem uma história curiosa: inicialmente chamava-se EH-101, como referência ao facto de ser o primeiro projecto da empresa. Numa comunicação interna, uma secretária trocou o I por um1 e o nome ficou.
Este helicóptero de transporte médio, trimotor, com trem de aterragem triciclo, semi-retráctil, com rodas duplas em cada unidade e rotor principal de cinco pás.
A Força Aérea adquiriu 12 unidades deste EH-101 em três variantes distinta, com o objectivo de aplica-las a três tipos de missões diferentes. A frota consiste em seis unidades vocacionadas para busca e salvamento, duas dirigidas para a fiscalização das pescas e quatro para busca e o salvamento em combate.
O EH-101 possui flutuadores de emergência, dois barcos internos para 20 pessoas, um guincho secundário e é equipado com um radar de busca da Galileo, com a capacidade de identificar e monitorizar 32 alvos de superfície em simultâneo.
A recepção oficial deste helicóptero em Portugal decorreu a 24 de Fevereiro de 2005, na Base Aérea nº6 (B.A.6) no Montijo, sendo o culminar de um longo processo iniciado em 1992, com vista á passagem de testemunho do SA-330 Puma, uma aeronave que voou 36 anos ao serviço da Força Aérea nacional.
A grande exigência da Força Aérea, para helicóptero substituto do PUMA, dizia respeito à capacidade para atingir as ilhas atlânticas, Madeira e Açores, a partir do continente português.
Assim limitou-se logo a concorrência ao helicóptero norte – americano Sikorsky-S-92.
Embora se trate de um helicóptero naval, característica identificável pela capacidade de dobrar os rotores para facilmente caber num, hangar, consegue tanto ser utilizado sobre o mar, para operações de busca e salvamento, como servir de meio de transporte para o Exército.
Os EH-101 portugueses têm a particularidade de serem as únicas aeronaves deste modelo pintadas com uma camuflagem táctica, em tons de verde e castanho.
São utilizados em missões de busca e salvamento, mantendo-se dois sempre em alerta de 30 minutos, a partir das bases aéreas do Montijo e das Lages, e um, em alerta de uma hora, a partir do aeroporto de Porto Santo.
Características da aeronave e tripulação:
A Tripulação é composta entre 3 a 5 homens
Altura
………… ....6,61 m
Envergadura…..18,60
m
Velocidade
Máxima ....277 Km/h
Velocidade
Cruzeiro 240 Km/h
Alcance
Máximo. 740 Km
Autonomia
Máxima 08H30
Tecto
Máximo.15.000 ft
Tecto
Serviço 10.000 ft
Potência5100
HP
Capacidade
para 30 Passageiros
Capacidade
de levar até 16Macas
Crédito: Euro Impala/Força Aérea Portuguesa
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