O Messerschmitt Bf 109, popularmente conhecido como Me 109, foi o mais famoso avião de caça alemão monoposto dos anos 1930 e 1940, com uma produção de mais de 33.000 unidades. O primeiro vôo aconteceu em Maio de 1935, tendo sido posto à prova pela primeira vez na Guerra Civil Espanhola. De 1937 até à Segunda Guerra Mundial, todas as unidades de caça foram equipadas com esta aeronave e muitas as mantiveram recebendo permanentes melhorias até ao fim da guerra. O Bf 109 serviu também, além da sua função principal de caça, como caça-bombardeiro, caça nocturno e avião de reconhecimento.
As primeiras versões eram os Bf-109 B, C e D, todos com motor menos potente que o definitivo 109 E. Grande quantidade do modelo E estava em serviço no final de Agosto de 1939, quando teve início a invasão da Polónia. De lá até 1941, este aparelho foi, de longe, o mais importante caça da Luftwaffe. Após 1942 a versão dominante foi o 109 G "Gustav", que atingiu mais de 70% do total de aparelhos recebidos pela Luftwaffe. Veja aqui a história do Messerschmitt Bf 109. (Source Squadron Signal Publications)
O Messerschmidtt Bf-109 G-14, matrícula 460 520, com o nome de guerra "Black 11".
Um veterano da Legião Condor dando instrução aos maçaricos.
Uma pausa para descontrair.
Um Messerschmidtt Bf-109 G-6/U2 encontrado pelas tropas americanas nas instalações da Henschel Aero, perto de Kassel.
Cockpit do Bf-109 G-2TROP e notas do piloto Paul Day.
Algumas pinturas usadas nos Messerschmidtt Bf-109.(Source Squadron Signal Publications, Monogram and An Illustrated History of WW2 Aircraft)
Créditos: jfs -ex-ogma.blogspot.com
Créditos: jfs -ex-ogma.blogspot.com