Plano da viagem Luso-Luanda |
Após ter reunido algumas peças sobressalentes e o Borges ter recarregado a bateria do heli, eis-nos na placa com o material e respetiva documentação para a entrega em Luanda-BA9 do heli 9333 ao país de origem. Decerto se lembram o significado do termo " primo", eram os Alouettes III "emprestados" pela África do Sul.
No aeroporto de Nova Lisboa |
Logo pela manhã queria ir fazer churrasco para comermos, mas tínhamos tomado o pequeno almoço havia pouco, mas mesmo assim levou-nos para a sua casa onde nos serviu café puro da fazenda (foto), chouriço caseiro picante, manteiga etc, etc. Para ele e esposa foi de grande alegria a nossa chegada, pois há muito que não conviviam com pessoas da metrópole, pois tinham 2 filhas a estudar em Luanda, para as quais houve tempo para escreverem cartas para nós levarmos, enquanto nós admirávamos a plantação de cafeeiros (foto). Contou-nos ainda que muita vez ia à caça para subsistência e que o café produzido na fazenda ia para Luanda para torrar e 90% dele ia para o proprietário na Alemanha.
Na fazenda Bumba |
Bem, como um Especialista nunca se atrapalha, o Borges sugere ao capataz da fazenda
Na Quibala com António Borges |
Após descolarmos daquela paisagem maravilhosa, era prioritário informar Luanda a nossa nova hora de chegada (ETA) o que só foi possível fazendo relé com um avião comercial. Soubemos depois que devido ao nosso atraso e não comunicarmos via rádio, fomos dados como "desaparecidos" tendo inclusive, descolado um Puma da BA9 com combustível para nós.
O All III entregue |
Começou então uma "guerra" de palavras entre Cessna/Torre/Heli. O piloto do Cessna dizia para a torre: viram o que ia acontecendo?
A torre comunicava com o heli dizendo que ia reportar a nossa manobra ao que a resposta foi: pode reportar e até participar, o meu nome é... fiz o correto e fui autorizado.
Aterramos em segurança, despedimo-nos do nosso companheiro de viagem, entregamos o heli na BA9 e na segunda-feira regressamos de Nord AB4/Luso.
Sem comentários:
Enviar um comentário