quinta-feira, 18 de janeiro de 2024

A "MANELA DA SATA"



Esta é uma história real que, de uma forma muito cristalina, faz a narrativa de uma mulher simples e solidária, que, numa pequena ilha dos Açores, ganhou a merecida consideração de todos os açorianos e muito particularmente dos habitantes da Graciosa e da Força Aérea Portuguesa. Pela sua enorme dedicação e solidariedade, estas simples palavras, são uma homenagem à “Manela da SATA”
Com a chegada dos helicópteros SA-330 Puma aos Açores, em novembro de 1976, as evacuações mais urgentes e de noite, da ilha da Graciosa, passaram a ser executadas pelos Pumas.
O aeroporto da Graciosa foi inaugurado em 11 de julho de 2001, era, à altura, pertença e gerido pela câmara municipal de Stª. Cruz da Graciosa. Esta pista era uma das poucas pequenas pistas nos Açores a ter iluminação noturna.
Para os pilotos dos helicópteros Puma era um conforto aterrar de noite na pista da Graciosa, muito particularmente, em dias de mau tempo. Todavia, havia um problema, o aeroporto e a sua pequena aerogare, fechavam por volta das cinco da tarde. O comando da base aérea das Lajes contactou a câmara de Stª. Cruz com o objetivo, e sempre que necessário, alguém da câmara fosse ligar as luzes da pista durante a noite.
Meu dito, meu feito...a câmara arranjou uma interessante e prática solução. Solicitou a uma funcionária administrativa da SATA na Graciosa, de seu nome Manuela Santos, sempre que necessário e fosse solicitado pela Força Aérea, ela ligasse as respetivas luzes, cujos interruptores estavam localizados na torre de controlo.
E, assim, durante muitos anos, esta prática e simples solução, foi funcionando da melhor forma.
Quando era recebido um pedido de evacuação noturna da Graciosa, as operações da base telefonavam de imediato para casa da dona Manuela Santos e ela metia-se no seu carro em direção ao aeroporto e ato continuo ligava as luzes da pista, e nunca falhou.
Os anos foram passando e a Manuela Santos ficou conhecida por todos, nomeadamente as tripulações dos Pumas como a “MANELA DA SATA”.

Conta-se a história, não verdadeira, que numa noite de inverno rigoroso com ventos fortes, foi pedida uma evacuação da Graciosa. Como habitual o oficial-de-dia às operações da base, telefonou para casa da “Manela da SATA” informando-a da evacuação. Passados cerca de 40 minutos o Puma estava a aterrar na pista da Graciosa, com esta devidamente iluminada. Como de costume, a Manela vinha cumprimentar a tripulação, só que desta vez, vinha de “Pijama e de Roupão”. Embora, este episódio nunca tenha acontecido, a história acabou quase como uma lenda oral na esquadra dos Pumas.
A “Manela da SATA”, pela sua enorme dedicação, solidariedade e humildade, no contributo da salvaguarda da vida humana, granjeou uma grande consideração e amizade de todos os habitantes da Graciosa e de todos as tripulações da base aérea das Lajes ... Bem hajas

Por: Gen. Alfredo Cruz (In FB)


1 comentário:

  1. Desde muito tempo que há pessoas invulgares e sempre na disposição de efetuarem as suas obrigações obrigações

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