Esta estória, tem como principais intervenientes, 4 "actores" : a C.Caç.2569, o sargento piloto Alex Ferreira, o soldado condutor Vilarinho José e um grupo de Katangueses!
- A C.Caç.2569, era uma Companhia Independente, proveniente do BII 19 (Madeira), sediada em Lumbala Velha, nas margens do Zambeze e adstrita ao Batalhão 2860, sito no Cazombo.
Alex |
- Sargento Alex, era piloto-aviador, pertencente aos quadros do AB4 e estava destacado no do AM 43 (pilotava um DO 27), sediado no Cazombo e um grande Amigo da malta da C.Caç.2569.
Vilarinho |
- Os Katangueses, eram grupos de refugiados congoleses (Katanga), que colaboravam com as nossas tropas, quando as operações eram mais "musculadas"!...
E pronto, apresentados os "artistas", vamos aos factos:
Estávamos prestes a "rodar" para o Norte, quando fomos indicados para uma última "operação" na zona, na qual teríamos a companhia dos Katangueses...a logística começa a ser preparada e era preciso ir buscar os Katangas.
Por insuficiência de condutores disponíveis, o "saneado" Vilarinho foi chamado e questionado se se sentia apto para conduzir, respondeu afirmativo e lá seguiu a MVT, para o Cazombo, para fazer a recolha.
Por insuficiência de condutores disponíveis, o "saneado" Vilarinho foi chamado e questionado se se sentia apto para conduzir, respondeu afirmativo e lá seguiu a MVT, para o Cazombo, para fazer a recolha.
No regresso, e no trajecto Cazombo/Marco 25, numa zona em que a picada era apelidada de auto-estrada, é a referida "coluna" sobrevoada por um DO 27... era o nosso Amigo, sargento Alex!... em terra, o pessoal da C.Caç.2569, usavam lenços vermelhos, que usavam como máscara para "sobreviverem" ao pó!
Foi quanto bastou para que lá no alto, o sargento Alex, reconhecesse o pessoal e fizesse uma "saudação"! "Picou " o "Dornier", sobre a coluna, uma, duas vezes...mas as coisas correram mal. O Unimog, conduzido pelo nosso Amigo Vilarinho, foi atingido pelo trem de aterragem do DO, que para além de ter "levado" o pára brisas, "limpou" os katangueses que iam num dos lados do banco traseiro (ferindo-os) e matando o chefe dos mesmos, que seguia ao lado do condutor Vilarinho!!! Foi uma despedida marcante da ZML.
Dias depois, fomos para o Quitexe (Fazenda Luísa Maria)...
Dias depois, fomos para o Quitexe (Fazenda Luísa Maria)...
Ah!... o Vilarinho foi proibido de se aproximar de viaturas. Felizmente, está "por cá". Ele pode confirmar a história, por mim vivida através do contacto rádio, com o "transmissões" em serviço na "coluna".
Artigo de
Rui Abrunheiro CCaç.2569
Rui era operador de rádio??? Sou Nelson telegrafista estive na 2569 em lumbala e depois quitexe
ResponderEliminar