quinta-feira, 31 de janeiro de 2019

A RECUPERAÇÃO DO DO-27 3342


Estávamos em 1973.
Aquilo que seria uma viagem rotineira de fim do dia, do Cuito Cuanavale para N'Riquinha do DO27 3342, pilotada pelo Alf. Jorge Vinhas, do MMA Portocarrero Macedo e de um passageiro militar do exército, tornou-se numa noite de preocupação para todo o sistema operacional do AB4.
O DO do Vinhas não tinha chegado ao destino.
O "passageiro", Gião, Vinhas e Portocarrero - foto de José Carvalho


Entre a Coutada do Mucusso e N'Riquinha deparam-se com um violento temporal, tendo acabado por ficar sem combustível e por tal facto aterrado na chana sem dificuldades de maior.
Anoitece entretanto, pelo que fica inviabilizada qualquer hipótese de resgate imediato. Resta aos 3 ocupantes passar a noite da melhor forma e aguardar.
Logo pela manhã do dia seguinte, o Alouette III do José Carvalho é o primeiro a chegar ao local.
Segundo as suas palavras: "Estava eu numa operação na Coutada de Mavinga quando pediram para procurar o DO do Vinhas, que não tinha chegado ao destino no dia anterior. Parti com o MMA Gião e ao fim de algum tempo lá encontrámos o DO com o Vinhas, um passageiro do Exército e o mecânico. Mais tarde veio outro helicóptero com combustível e o Capitão Acabado, que voaria o DO dali para fora.
O Gião e eu voltámos para a operação de onde tínhamos saído."
Capitão Acabado na descolagem da chana - foto de José Carvalho

Depois de abastecido e reposicionado levanta voo pilotado pelo Capitão Acabado comandante da Esquadra, em direcção ao destino, N'Riquinha.
Tinha, felizmente, finalizado da melhor forma a denominada "recuperação do Vinhas".
Parte da equipe que participou na recuperação do DO - foto de Fermelindo Rosado

Foram ainda enviados para o local outros meios, nomeadamente T6. Foi também constituída uma equipa técnica para a recuperação do DO.

1 comentário:

  1. Fatima Brandao Tive saudades de todos eles que conheci tao bem principalmente do Portocarrero cuja familia era daqui do Norte.

    ResponderEliminar