sábado, 6 de outubro de 2012

AS PRIMEIRAS MISSÕES NO MOXICO

Olá amigos e companheiros.
Aqui vai um pequeno filme sobre locais que nós conhecemos bem independentemente de neste filme já se verificarem melhorias em relação ao tempo em que muitos de nós conhecemos. (1965-1967).

Também sei, que fomos dos primeiros a cruzar os céus nestas paragens.
No tempo em que estive no Cazombo, só íamos ao Lumbala buscar feridos para transportar para o Luso e então lá, ficávamos no Hotel, um luxo em relação ao que estávamos habituados. Não havia outros destacamentos no leste a não ser Cazombo e Camaxilo.


Para qualquer lugar que voássemos, Nova Chaves, Teixeira de Sousa, Portugália, Gago Coutinho e outras pistas já existentes no leste, era ir e vir ou no máximo uma noite num quartel, excepto no Luso que era no Hotel Luena.
Também posso dizer, que no Leste a primeira vez que fizeram fogo a um avião foi a uma DO-27 que transportava 3 feridos do Lumbala para o Luso e que o piloto era o António Bastos Estima e eu o MMA e foi no dia 18 de Agosto de 1966 pelas 17 horas. 
Quatro dias depois ou seja, dia 22 de Agosto 1966, voltou a repetir-se a mesma cena mais ao menos à mesma hora, independentemente de nós já com receio tivéssemos cruzado o rio muito antes do local onde fomos alvejados da primeira vez.
Felizmente não sofremos nada.
Enfim um pouco de recordação.

Por: