terça-feira, 21 de setembro de 2010

AVIÕES DA AERONÁUTICA MILITAR - DEPERDUSSIN

Aviões da AM - Deperdussin B

Deperdussin Tipo B, fabricado pela companhia francesa SPAD, o primeiro avião militar português, colocado na Escola da Aeronáutica Militar, Vila Nova da Rainha em 1916. Com uma envergadura de 8,53m, comprimento total 7,30m, altura total 2,65m, hélice normal com 2,4m diâmetro, era equipado com um motor Gnome de 7 cilindros e 50 CV e tinha uma velocidade máxima de 170 km/h. (Crédito Revista ACP)
 
O Deperdussin tipo B oferecido ao Governo Português pelo Albino da Costa, Coronel do Exército Brasileiro, através do Século, fotografado em Junho de 1913, quando concorreu ao Concurso Internacional de Lisboa, tripulado pelo piloto francês Alexandre Sallés (na foto). (Crédito: Ilustração Portuguesa)
 
Após ter realizado o primeiro voo oficial na E.A.M. em 17 de Julho de 1916, tripulado por Santos Leite, o Deperdussin foi utilizado como avião «rolador» (ou «pinguim») para treino no solo, com os extremos das asas cortados. 
.  
 (Crédito:E.M.A.F)
O mesmo avião com as asas desmontadas, na Companhia de Aerosteiros, onde ficaria dado à carga em 16 de Novembro de 1913, antes de transitar para a Escola de Aeronautica Militar de Vila Nova da Rainha, 3 anos depois.
   
Detalhe do Deperdussin tipo B. Ver história do Deperdussin nos seus vários modelos.
(Crédito: Cor. Pinheiro Correia)
 
Algumas fotos de aviões Deperdussin. (Crédito: Hargrave-The Pioneers)  
Cópia de um Deperdussin efectuada na Florida por Cole 
e Rita em 1974
  
Algumas fotos de um monoplano Deperdussin reconstruído, da Shuttleworth Collection

Com especial agradecimentos a José Fernandes dos Santos -Ex-OGMA pelas facilidades concedidas neste trabalho da história da aviação militar.

Sem comentários:

Enviar um comentário