quinta-feira, 23 de novembro de 2023

O PENSADOR TCHOKWE


Este Pensador foi concebido simetricamente, com a face ligeiramente inclinada para baixo para exprimir um subjectivismo intencional. 
Na sua filosofia, os Idosos ocupam um estatuto privilegiado: A sabedoria, a experiência de longos anos e o conhecimento dos segredos da Vida!...                                                        
E, pensando em nós que, em tudo o que o Pensador exprime é verdade, recuemos ao passado, a Angola, ao Leste dos Tchokwé´s e, trilhemos a nossa Vida, Experiência adquirida pelos anos fora, Sabedoria e…ainda com grandes segredos por desvendar!...
Na partida, sentimos uma saudade que em versos aqui se retrata: A nossa Majestosa esteve sempre presente connosco e ainda dá sinais da sua existência. Sentiu e ainda sente tudo aquilo que se passa em seu redor. Está viva, como nós vivemos a alegria deste 47º. Encontro.

Quando a noite veste de sombras o mundo
E o silêncio me desperta a solidão
Verto lágrimas e o meu sofrer é profundo
Põe-me louco de saudade o coração.

Quando penso que lá longe ela me espera,
Ansiando pelo dia da chegada,
Grito a Deus, que minha alma desespera,
Grito a Deus, mas o silêncio não diz nada.

Quando os pássaros saudando a madrugada
Me despertam para a guerra uma vez mais
Sinto o peso desta vida amargurada
Sinto ódio às minhas "asas" infernais.

Oh ! Henrique de Carvalho, meu desterro,
Que por dois anos me farás teu prisioneiro,
 Se eu morrer quero bem longe o meu enterro,
 Quero ser da paz eterno companheiro.

 Rocha Marques – AB4 - 1969

E O PENSADOR OBSERVA O NOSSO, REGRESSO!...



OS ANOS PASSAM…
As nossas vidas refazem-se e, sobrevivendo, eis-nos presentes neste Convívio, em Argomil. Surge a Esperança de voltarmos a reviver a nossa infância. A voz do Comandante João Pinto vibra e, a luz renasce!










AS JANELAS DESTE ENCONTRO, ABREM-SE!...



NA DESPEDIDA, COME-SE O BOLO




E…RECOLHEM-SE AS BANDEIRAS



ESTAMOS TODOS GRATOS AO SIMÃO CABRAL
SAUDAÇÕES AOS PRESENTES E AUSENTES
ATÉ PR´Ó ANO!...



Texto de V. Oliveira – 17/11/23



Sem comentários:

Enviar um comentário