quinta-feira, 11 de novembro de 2021

BROUSSARD MAX-HOLSTE

O Broussard 3304, após a sua restauração na BA6 do Montijo em 2002, foi entregue ao Museu do Ar



Os cinco Max-Holste M.H.-1521-M Broussard (monoplanos de asa alta caracterizados pela sua dupla deriva), candidatos a suplementar os Auster, recebidos em Março e Abril de 1961, foram matriculados com os números 3301 a 3304, tendo um deles ficado para peças sobressalentes.
Este avião canadiano, equipado com motor radial Ptratt & Whitney radial R-985-AN.1 de 450 hp, igual ao dos Beechcraft C45, transportava um piloto e cinco passageiros, com peso máximo à descolagem de 2700 Kg.
Todos os Broussards foram destinados para o AB3 Negage, em Angola.

Em Muxaluando-Nambuangonogo

No ano de 1961, em Agosto, o 3302 foi abatido por fogo anti-aéreo em Muxaluando, perto de Nambuangongo (Angola) e o 3301 teve um problema no motor, próximo do Toto, tendo-se danificado na aterragem e sido enviado para reparação nas OGMA. Também em 1961, o 3303 capotou na fazenda Santarém, por aterragem a alta velocidade e foi igualmente enviado às OGMA. Restou intacto o 3304, que foi integrado depois com o 3301 e 3302, na Esquadra 82 do AB1 da Portela, Lisboa, que operava com alguns aviões de transporte ligeiro e de ligação, tais como o Beechcraft C45, Piper L-21B e Chipmunk-ao lado da Esquadra 81 de Transporte, tendo sido considerados como excedentários em 1976.
O 3304 em restauração na BA6 do Montijo em 2002
Em 2000, o Broussard 3304 foi objecto de restauração na BA6 do Montijo, tendo efectuado o 1º voo após restauro, em Agosto de 2002, após o que foi colocado no Museu do Ar, na Granja do Marquês, em Sintra.




José F. Santos - Blog Ex-OGMA

1 comentário:

  1. gil moutinho12 novembro, 2021

    De Agosto de 1975 a Janeiro de 1976,os broussard 3303 e 3304,estavam em Sintra,e neles fiz cerca de 26 horas ,principalmente em fotografia na Grande Lisboa.Também logo a seguir ao 25 Novembro,em que toda a tropa estava em alerta máximo e as Bases fechadas,consegui autorização para ir a Pedras Rubras,para imaginem!,namorar.
    Na volta o tubo de pitot apareceu dobrado para o lado,e queriam responsabilizar-me,o que não era possível pois não havia danos na asa,teria sido a arrumar o avião no Hangar Gil Moutinho

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