quinta-feira, 9 de janeiro de 2020

AS BOTAS E OS RACISTAS DOS "PRIMOS".


Aqui, em N'Riquinha, aconteceu-me uma surpresa no primeiro destacamento que aqui fiz.
No Luso, tinham-me dito que lá a vida era facilitada quanto ao vestuário. Não havia exigência alguma. Eu, maçarico da silva, tentei imitar alguns velhinhos adquirindo umas botas de meio cano que também ficavam bem com as calças de trabalho. Inclusivé o OPC "ZéGalo" confirmou que podia andar como quisesse, que ali raramente ia alguém incomodar.
Acontece que certo dia acordámos com o barulho do BC (beechcraft) a fazer duas rapadas. O gerador do exército estava desligado pois era a vez do nosso trabalhar e, em suma, o BC estava a fazer- se à pista tendo vindo do Luso sem rádio farol e sem comunicações. 
À pressa lá fui ligar o gerador dizendo que estava avariado e que estava a terminar a sua reparação. Sujei o rosto com óleo e a camisa também. 
Era o Comandante Sachetti ! Cumprimentou-nos, disse ao
sargento que o acompanhava para se inteirar do que se estava a passar e, para meu desespero, para identificar o responsável pelo gerador, que ainda por cima, estava incorrectamente fardado, tinha as ditas botas calçadas.
A visita inesperada a partir daí decorreu normalmente. O Comandante Sachetti levantou voo com o apoio necessário. Quando cheguei ao Luso no fim do destacamento, fui chamado ao Capitão Oliveira, que me chamou a atenção para a dita incorrecção, e como castigo se saldou na privação de férias durante um ano. 
Como disse o "Zégalo", não há problema, hehehe... para ele, digo eu! Aqui vai um grande abraço para ele.

Noutro dos destacamentos que aqui fiz aconteceu-me outra surpresa. 
Estava destacado com um companheiro preto de comunicações. Eu era de rádio. Tudo muito bem até à chegada dos "primos" para uma operação conjunta com os "saltimbancos".
Acontece, que no fim de jantar no segundo dia, alguns primos depois de um bom repasto bem...muitíssimo bem regado, decidiram incomodar o companheiro preto. Este apercebendo-se das intenções dos sul africanos, recolheu-se no quarto. Pouco depois também regressei ao quarto pois de manhã cedo teria de ligar gerador. 

Os "primos" depois de muita algazarra na messe do exército resolveram vir para os aposentos que lhes eram destinados. Ai a coisa complicou-se porque queriam incomodar o especialista preto. Bateram às portas e janelas diversas vezes, cada vez com mais violência reclamando a presença do companheiro. Chegaram a partir vários vidros. Eu tinha trancado a porta e foi o que nos valeu. 
De manhã, para minha admiração, estavam frescos e bem dispostos para começarem as operações. O companheiro OPC pode então descansar! Grandes pilotos e grandes racistas! Tempos idos.

Por:




Sem comentários:

Enviar um comentário