sexta-feira, 15 de janeiro de 2016

O DIA EM QUE O LUSO FOI BOMBARDEADO !

Luso hotel
Bom não foi, mas numa guerra há sempre uma primeira vez! 
Às cinco da manhã ninguém se atreveu a acordar o general, só porque apareciam muitos pontinhos no radar, alguma interferência...pouco depois Pearl Harbour estava sob um imenso ataque aéreo...vem isto a propósito, que um dia em meados de 1972, pela uma da manhã é recebida no posto de rádio do batalhão um AVIREP, um relatório de avistamento aéreo, vindo de Teixeira de Sousa, informando que tinha sido avistado uma aeronave desconhecida a voar em direcção ao Luso. 
Era uma mensagem ZULU o grau máximo de prioridade, o operador tinha 10 minutos para a entregar a um oficial superior. Não conseguiu localizar nenhum. Então entra no Luso Hotel e diz: "L" acorda o nosso general, (comandante da Zona Militar Leste), assim foi feito e o cabo de transmissões cumpriu a sua missão, apresentando a mensagem.
O General mandou-o lixar e foi dormir.
No dia seguinte pela manhã, o meu pessoal pôs-me ao corrente do que se tinha passado, com a informação que o comandante tinha pedido a minha comparência logo que chegasse...lá fui eu. O comandante deitava fumo pelos olhos...e disse-me: quero saber quem foi o soldado que se atreveu a ir incomodar o nosso general à uma da manhã, para lhe dar uma porrada! 
Quartel do Batalhão Caçadores 3831 - foto de Armando Monteiro

Meu comandante, o soldado cumpriu as minhas instruções e está de acordo com as NEP (Normas de Execução Permanentes) que determinam que uma mensagem Zulu tem de ser entregue a um oficial superior em 10 minutos, o soldado cumpriu com o que está determinado, só lamento que o nosso general tenha tido a atitude que teve, já que estava em causa uma situação de risco, com a possibilidade de um ataque aéreo ao Luso. 

Haveria que dar o alarme, ligar os radares para prevenção e nada foi feito; quer dizer que o senhor é que é o responsável?
Sim meu comandante ! Como responsável pela formação e instrução sou eu o responsável, punir este soldado agora pode fazer com que futuramente mensagens importantes sejam atrasadas com grave perigo para a segurança. 

O homem resmungou e disse que me podia retirar. Retirei-me do gabinete e ao sair da porta reparei que quatro soldados do centro mensagens e centro cripto estavam no corredor a ouvir a conversa...ainda hoje se bebem uns copos e se repete esta história.
O Luso escapou...!







Armando Monteiro.
Alf.Mil.Transmissões BCaç 3831

1 comentário: