quinta-feira, 6 de abril de 2023

ISABEL RILVAS - PRIMEIRA MULHER PORTUGUESA PARAQUEDISTA


A primeira mulher paraquedista portuguesa e impulsionadora para a criação das Enfermeiras Paraquedistas
Isabel Manuela Teixeira Bandeira de Melo, filha dos condes de Rilvas, educada num meio tradicional, "Isabel Rilvas" como ficou conhecida quisdesde sempre, fazer qualquer coisa de diferente.
A sua fragilidade física, que durante tantos anos a limitou, foi desenvolvendo em si um grande desejo de evasão, de libertação, que se concretizava em voar.
Por outro lado, no seu tempo havia um forte movimento de ação católica, que ela viveu com grande entusiasmo e alegria; também isso a puxava «para cima», e ia ao encontro do seu desejo de voar.
Começou a sua instrução aos 18 anos, como piloto-aviador, em agosto de 1953, na Escola de Aviação Civil do Aero Club de Portugal, em Sintra. Tirou o brevet em agosto de 1954.
Começou a entrar em provas e a participar em festivais, tendo-se posicionado sempre entres os primeiros classificados. Além de ser piloto acrobata, fez também voo sem motor e foi pára-quedista, cujo brevet tirou em 1956.
Foi ainda o primeiro português a obter o brevet de balão de ar quente.
A fim de dar uso social e útil às suas competências, começou a desenvolver a ideia de formar um corpo de enfermeiras e médicas paraquedistas e, depois de ter estado na África portuguesa, apresenta a ideia aos responsáveis da aeronáutica militar, tendo o tenente-coronel Kaúza de Arriaga, então sub-secretário de Estado da Aeronáutica, apoiado a iniciativa.
Foi a primeira pessoa civil a saltar em Tancos no dia 16 de Janeiro de 1957. 
Em 1961, foi, de facto, constituído um corpo de enfermeiras paraquedistas, que se manteve atuante ao longo dos 13 anos de guerra.

Estas enfermeiras desempenharam um papel fundamental nos diversos teatros de operações e asseguraram os cuidados de saúde dos militares em tempos difíceis, salvando inúmeras vidas.
O seu pioneirismo na aeronáutica obteve reconhecimento nacional e internacional.
De entre vários reconhecimentos nacionais e internacionais, em 
2014 foi condecorada pela Força Aérea Portuguesa com a Medalha de Mérito Aeronáutico de 1.ªclasse, entregue pelo chefe do Estado-Maior da Força Aérea.


1 comentário:

  1. Excelente! Foram referenciadas em 1982 e de 1984 a 1987 na Instrução e Monitorização dos cursos de Enfermagem e Técnicos da Escola Superior de Saúde das Forças Armadas(ESSM/EMGFA) em Campo de Ourique, pelo exemplo, coragem e qualidades científicas e pedagógicas. Bem hajam!

    ResponderEliminar