quinta-feira, 14 de outubro de 2021

O ALOUETTE III DA SAAF



O Alouette III serviu durante 44 anos e voou mais de 346.000 horas ao serviço SAAF.
As entregas começaram em 1962.
Entre 1962 e o final dos anos 1970, o SAAF recebeu 118 destas aeronaves.
Em 1990, o SAAF tinha 70 helicópteros Alouette III em serviço ativo.
Foi oficialmente retirado do serviço, em 30 de junho de 2006 na Base Aérea de Zwartkop.
O primeiro uso de helicópteros Alouette III em Angola começou com a cooperação entre a FAP e o SAAF em 1965.
Esta cooperação surgiu como resultado de uma longa carta escrita em Agosto de 1963 pelo primeiro-ministro português, António de Oliveira Salazar, ao primeiro-ministro sul-africano, HF Verwoerd, devido ao facto de ambas as nações sentirem que estavam sozinhas na defesa da África e da civilização ocidental.
Em novembro de 1963, a África do Sul designou um oficial militar o Brigadeiro Willem van der Waals como seu Vice-Cônsul em Luanda para reforçar esta relação.
O Allouete III tornou-se a ferramenta básica da contrainsurgência em Angola.
Em 1965, no leste de Angola, começam a desenvolver-se as movimentações dos insurgentes cujas atividades visavam tanto a África do Sul como Portugal.
Esta ameaça uniu ambos os países.
Para contrariar os insurgentes a África do Sul começa então a disponibilizar helicópteros Alouette a Portugal.
Estes seriam utilizados como transporte de tropas, operados por pilotos sul-africanos e voados sem marcas nacionais de qualquer tipo.
Estes helicópteros seriam equipados pela África do Sul com munições e outros materiais julgados necessários para a luta contra os terroristas.
O pessoal da Força Aérea Sul-Africana também usava uniformes portugueses quando operavam em Angola.
Naquela fase, a África do Sul pode dispensar 10 Alouette III com as suas equipas para operar em Angola a partir dos aeródromos em Neriquinha e Cuito Cuanavale.
Neriquinha tinha uma pista de 2.250 mts por 32 mts, enquanto Cuito Cuanavale tinha uma pista asfáltica de 2.533 mts por 33 mts.
Isso permitiu que os aviões SAAF C130 utilizassem essas pistas.
Em fevereiro de 1968, a África do Sul concordou em apoiar Portugal com 8 Allouete III e 4 Cessna 185's, com sede em Rundu e voados por pilotos sul-africanos.
Este auxílio e as operações combinadas que se seguiram dos aeródromos angolanos visavam não apenas perturbar as colunas SWAPO a tentar penetrar no sudoeste da África, mas também permitir que as aeronaves SAAF ganhassem experiência de combate.
O primeiro voo operacional da SAAF para Angola foi lançado a 16 de abril de 1968 a partir de Rundu, realizado pelo 2º. Tenente Pieter Wilkins.
Em Setembro de 1969, a SAAF recebeu o primeiro Alouette III Gunship (canhão) em Rundu para apoio aos combates em Angola.
Inicialmente, estes helicópteros foram usados num papel defensivo apenas operando como transporte de tropas, Alouette III transportadores de cinco soldados portugueses de combate.
Os Gunship estavam armados com um canhão sul-africano 20 mm GA 1 de tiro rápido.
Poderia disparar munição Incêndio Explosivo, munição Incendiário Explosivo com Tracer, Piercing Semi Blindagem alta Explosivo Incêndio e Prático, a disparar para fora do lado da porta do Alouette III.
Este canhão disparava munições 20x82mm.
Este sistema teve as suas origens na arma de aeronave MG 151 desenvolvida pelos alemães, originalmente desenvolvida como uma arma de 15 mm, mas devido a problemas experimentados, foi posteriormente aumentada para 20 mm.
O canhão de 20 mm GA1 disparava 700 balas por minuto.
Podia ser disparado manualmente ou eletricamente e a caixa de munições podia ser anexada ao lado esquerdo ou direito do canhão.


Alouette III especificações:
Tripulação 2 ou 5 passageiros.
Comprimento 10,03 m.
Altura 3 m.
Peso vazio 1,143 kg.
Peso bruto 2,200 kg.
Motor 1 x Turbomecca Artouste 111 B turboshaft com 870 cv de 570 cv.
Diâmetro principal do rotor 11,02 m.
Velocidade máxima 210 kmh.
Velocidade de cruzeiro 185 kmh.
Raio de acção de 540 km.
Teto de serviço 3,200 m.
Taxa de subida de 4,3 m por segundo.
Por:

Chris Hougaard em https://www.facebook.com/groups/SAAF01

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