Este senhor, Jimmy Hedges, aterrou na pista do AB4, em Fevereiro de 1963, quando eu estava em Henrique de Carvalho. Era o
comandante do DC3 "Moineau Flyer II" do Presidente Moises Tschombé.
Foi por mim
convencido a voltar ao local donde veio depois de eu ter tido conhecimento, que
deixara no local donde viera armamento e munições, que seriam usados contra nós
se deixados para trás.
Concordou em voltar atrás e voltou carregado com o referido material de guerra.
Aterraram na pista de laterite, que convergia com a nova pista asfaltada, que andava a ser concluída pelas infra-estruturas da FAP.
Dentre o
armamento recuperado vieram pistolas metralhadoras Sterling inglesas de
carregador curvo lateral, Berettas de dois gatilhos, lança Roquets Italianos
de trajectóias rectilíneas de cerca de 1 km que fomos testar no terreno , e até
Mausers Egipcias.
Os vários aviões T6 / Dove / Cessna / PV1, que se dirigiram a Henrique de Carvalho
foram autorizados a aterrar pelo comandante do 3º. Agrupamento Brigadeiro
Peixoto da Silva, estando no aquartelamento do Pel AA 55, junto a mim, o Chefe do
Estado Maior do Com. Agrupamento III Major António Hermínio de Sousa Monteny
depois de ter sido alertado da aproximação das aeronaves, detectadas pelo radar AN/TPS1D
do Pelotão. Este radar tinha vindo por terra de Luanda até Nova Lisboa e num vagão rebaixado
de Nova Lisboa até ao Luso e novamente por terra nos rodados próprios rebocado por matador na picada que ligava o Luso a Henrique de Carvalho e
passava pelo Dala.
"Charles" |
Entre os "Pilotos e pessoal que acompanhava a turma ao
serviço dos Katangueses" vinha um suposto mercenário de nome
"Charles", que tive oportunidade de fotografar tal como o Jimmy Hedges, pois a foto acima exibida foi tirada por mim.
Em fins de 1975, quando saí de
Nova Lisboa e me dirigi a Sá da Bandeira para obter salvo conduto que me
permitisse abandonar Angola, depois de o meu passaporte ter sido retido pelo
MPLA, em Luanda e emitido pelo Commander du Toit, que identificou a foto que lhe
mostrei do "CHARLES" como do Brigadier Retief, Oficial que estivera
em 1963 entre os mercenários Katangueses ao serviço das forças armadas Sul
Africanas.
Por:
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Em Maio de 67 quando cheguei ao AB4 vi o Dakota arrumado no Hangar. Em Maio de 69 quando vim embira ainda lá estava.
ResponderEliminarHistórias que precisam ser contadas.
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