sábado, 3 de junho de 2017

NUNO ALMEIDA "POETA" - MECÂNICO DE HELICÓPTERO



Ao fim de 10 meses, fui ferido. Vinha passar cá os anos, o Natal e o Ano Novo. 
Era 25 de Novembro de 1972.
Levantei-me mais tarde, preparei-me para embarcar às 16h e fui despedir-me da malta ao hangar. De repente apareceu um jipe de alerta com um piloto. O gajo que estava de serviço foi para o helicóptero, preparou tudo, e
 quando o motor começou a trabalhar fiquei a pensar que ia andar um mês e tal sem andar num bicho daqueles. 

Desatei a correr, o piloto parou, abri a porta e pedi-lhe: “Deixa-me ir a mim.” Quinze minutos depois saltei com a maca para ir buscar os feridos à mata de Choquemone, ao pé de Bula. Era pessoal do exército. Piriquitos, só com dois meses de Guiné. Tiveram dois feridos, estenderam os oleados cor-de-laranja, pediram a evacuação e ficaram sossegados, sem fazer o perímetro de protecção. 
Os turras ficaram ali à espera. Quando saí, ouvi uma morteirada cair. Ia a caminhar para os feridos e os gajos levantaram-se à minha frente a disparar. Virei-me para ir para trás e caí logo em cima da maca: levei com uma bala de cabeça cortada na artéria femural da perna esquerda. Entrou, mas não saiu. Não sei se desmaiei logo. Tenho flashes. Só ouvia uma voz: “Não grites para eles não saberem que estamos aqui”. Era o furriel que me salvou a vida. Ficámos nós e os dois feridos. Os outros fugiram e foram abatidos. 
Morreram 35 gajos. Ele fez-me um torniquete e, como tinha um buraco a deitar golfadas de sangue, agarrou nos guardanapos de papel das rações de combate, fez bolas e empurrou-as lá para dentro com o dedo. Meteu tanto papel que aquilo coagulou, secou e deixei de ter hemorragia. 
O piloto ao ver-me cair levantou voo. O helicóptero levou com 117 balas e só aguentou sete minutos no ar. Antes, comunicou para a base que a tropa estava a ser dizimada e que eu tinha morrido. 
Um rapaz da Força Aérea embarcou para Lisboa com essa informação e, quando aterrou em Figo Maduro, disse à minha família que eu tinha ido fazer uma evacuação antes do embarque e que tinha falecido."

Por:



1 comentário:

  1. Isto eh História de Portugal que ninguem conta. Ha ainda muita gente que ignora deliberadamente o que muitos de nós passamos

    ResponderEliminar