domingo, 20 de fevereiro de 2011

CILINDRO DO MOTOR RACHADO


O vídeo "FAP NO ULTRAMAR - GUERRA COLONIAL PORTUGUESA"produzido pelo Daniel Fidalgo, um jovem, filho do nosso pilotaço JOÃO FIDALGO e disponibilizado no Clube de Vídeo e também nosso canal do YouTube AB4HC, mereceu de todos os companheiros  a aceitação unânime de um excelente trabalho, fez produzir na minha memória a recordação de mais uma história de Henrique de Carvalho, passada exactamente com o João Fidalgo.
J.Fidalgo em Gago Coutinho
Quero aqui ressalvar que a esta distância temporal, pode haver alguns pormenores (que poderiam ser pormaiores) que possam falhar e aceito todo o tipo de correcções, mas resume-se da seguinte forma.
Por meados do ano de 1970, um T6 acabado de sair da manutenção, teria como era normal, de fazer um voo de experiência (pós-manutenção). 
O referido avião colocado na linha da frente aguardou que o piloto tivesse disponível, para a referida experiência. 
Calhou ao João Fidalgo, que estava nos “dias dele” e após a descolagem e respectivos procedimentos brindou “toda a plateia” com uma monumental exibição de acrobacias visível da Base. Tudo bem, o avião voltou a ser colocado na linha da frente, com um tudo OK.
Só que passado algum tempo, quando o nosso MMA Manuel António Cabral, (nunca o conseguimos localizar), foi fazer os procedimentos habituais, entre eles colocar a hélice paralela ao solo, ouviu um barulho estranho, um silvo.
Como era de uma competência e sensibilidade muito apurada, “mandou” recolher o avião ao hangar, para posterior verificação.
Verificada a ocorrência, detectou-se que um dos cilindros do motor estava rachado.
Todos olhámos uns para os outros, provavelmente ninguém falou, mas todos pensaram e recordaram a monumental exibição do João Fidalgo, na tarde do dia anterior.







Carlos Joaquim MMA

Sem comentários:

Enviar um comentário