quinta-feira, 8 de junho de 2023

HANGAR 6


Em 1969 deu-se início à construção do mítico Hangar 6 da TAP, espaço destinado aos Serviços de Manutenção e Engenharia. Ali se fariam as grandes inspeções de todos os aviões da frota da TAP desde o SE210 Caravelle ao Boeing 747 que mais tarde haveria de chegar. Pensava-se a longo prazo.
Com projeto da Profabril a obra foi realizada pelas Construções Técnicas e terminada em 1971. Uma vez concluído o Hangar 6 ficaria a ser uma das maiores e mais avançadas estruturas do género na Europa. Tinha pontes rolantes, docas suspensas, aquecimento, sistema de deteção de incêndios e duas portas "guilhotina" no topo para acomodar as caudas dos Boeing 747. Era possível albergar dois Boeing 747 e outros tantos Boeing 707 ao mesmo tempo o que dá uma ideia da dimensão do espaço.

Dada a "forte probabilidade" do Aeroporto da Portela vir a mudar de local a curto prazo o projeto desenvolvia-se em duas fases, a saber:
1) Primeira fase para servir até 1975
2) Segunda fase a construir depois de 1975 naquele ou qualquer outro local.
Ora a "forte probabilidade" não aconteceu, o aeroporto continuou no mesmíssimo lugar e o Hangar 6 lá vai chegando para as encomendas.
Falta só dizer que em 1969 foi também criado o Gabinete do Novo Aeroporto de Lisboa. Trabalharam depressa e em 1971 já havia uma decisão: Herdade de Rio Frio na margem sul do Tejo.
Só que...

Por: O Aviador


1 comentário:

  1. Herdade de Rio Frio e com início de operação previsto para 1978 (Marcello Caetano, Depoimento, Dist. Record, Rio de Janeiro,1974, págs.106/107).
    As coisas estão como estão...

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