quinta-feira, 18 de maio de 2023

LESTE DE ANGOLA 1968



Para os que ainda pensam que a guerra em Angola "era a brincar", aqui fica um exemplo bem ilustrativo: um Unimog (veículo de transporte das nossas tropas) crivado de balas durante uma emboscada algures na ZML, Zona Militar Leste.
Não perguntem pela sorte do soldado condutor e dos outros que o acompanhavam.

A fotografia traz outras memórias. Já não me lembro do nome do camarada (era assim, no Exército) da esquerda, mas os outros marcaram a minha vida.
O Luis Ferraz (debaixo do meu cotovelo direito), era meu amigo de infância e foi o baterista dos Kondes, a banda que ambos formámos em Vila do Conde. Estivemos juntos em outros grupos musicais, mas este acabaria por revelar-se o mais importante de todos. Foi um dos meus melhores amigos durante mais de 50 anos.
O Zé Peixoto (de óculos Ray Ban) era o comandante da Polícia Militar e meu companheiro de quarto no Luso. Na altura, nem nos nossos mais delirantes sonhos conseguiríamos imaginar que quatro anos mais tarde seríamos novamente companheiros de quarto, só que dessa vez em Vero Beach, Florida, enquanto ambos frequentávamos o curso de pilotos da TAP. Já levamos mais de 50 anos de fortíssima amizade.
Olhando para a fotografia apetece perguntar: afinal somos nós que escolhemos a vida ou é a vida que nos escolhe a nós?

Por: Comt. José Correia Guedes

2 comentários:

  1. A emboscada não foi no Cazombo?

    ResponderEliminar
  2. Joaquim Leão - A emboscada não foi no Cazombo?

    ResponderEliminar