sexta-feira, 11 de dezembro de 2015

UMA AVENTURA PARA CONTAR


Esta foto foi tirada no dia em que resolvi dar uma volta a uma sanzala próxima do Camaxilo, levando os "canhicas" a passear. 
Foram contados à saída e quando estávamos a chegar ao nosso destino ouvi um grande burburinho acompanhado pela descida inopinada da "criançada" que apontava aos gritos para o rodado do Unimog. O meu primeiro pensamento, pessimista, sugeriu que algo de grave se teria passado, pelo que, dum salto cheguei ao chão na ânsia de procurar a causa de tanto alarido. E, depois de constatar a razão de tanta algazarra, fui invadido por uma alegria e um alívio difíceis de descrever, pois afinal...era só um furo no pneu de trás do Unimog.
Agora, havia que arranjar o furo, ou substituir o pneu, o que não era fácil, pois não tínhamos ali os meios para isso. Aí entrou a "diplomacia" com o soba, que disponibilizou um "cambuta", que de bicicleta fez os dez quilómetros na picada bastante arenosa, até à Companhia do Exército em busca de auxílio. Passadas duas horas, mais coisa, menos coisa, lá apareceu a Berliet com o material necessário à reparação que se impunha.

Depois foi encontrar todos os canhicas, contá-los e regressar à sanzala de origem - Camaxilo - onde o cabo condutor Aço, nos aguardava impaciente, pois entretanto tinha anoitecido e toda a população o questionava sobre o nosso paradeiro... 
A recepção daqueles pais, foi um misto de alegria e censura... (hoje à distância dá para pensar que com os telemóveis seria de fácil resolução este contratempo, mas...não teria havido " uma aventura" para contar...)


Por:

2 comentários:

  1. Será que este Unimog é o mesmo em que eu ia à caça à noite em 1968 ? Que saudades.

    ResponderEliminar
  2. Se é o mesmo então o vidro da frente fui eu que o paguei pois parti-o na caça à Palanca na chana do Leão com um tiro de G3 para acabar de matar uma que ía a mancar por lhe ter sido cortada uma pata.

    ResponderEliminar