quinta-feira, 30 de maio de 2013

NOMES QUE FIZERAM A HISTÓRIA DA AERONÁUTICA PORTUGUESA



Manuel Gouveia

Natural da cidade do Porto, cidade onde nasceu a 4 de Fevereiro de 1890, entrou para o Exercito em 1912, integrando os Sapadores de Caminho-de-ferro. Cinco anos depois, emigrou para França integrado no Corpo Expedicionário Português. Por lá ingressou nos Serviços de Aviação e frequentou a Escola de Mecânicos de Saint Cyr, local onde se especializou em motores Gnome-Rhone e Hispano-Suisse.
Durante a guerra trabalhou como mecânico na esquadrilha francesa 124, onde figuravam alguns pilotos de origem portuguesa.Com Sarmento Beires e Brito Paes viajou até Macau, em 1924. Dois anos volvidos, finalizou o curso de pilotagem na Escola de Aviação Militar, em Sintra, e posteriormente participou na travessia nocturna do Atlântico Sul.Fez ainda parte do Cruzeiro Aereo às Colónias entre 1935 e 1936.
Morreu a 10 de Dezembro de 1966 em Lisboa.


BRITO  PAES

António Jacinto da Silva Brito Paes nasceu em Colos, Vila Nova de Milfontes, a 15 de Julho de 1884.
Em 1907, ingressou na Escola do Exército, onde estudou Infantaria. Serviu de Caçadores 5 no Batalhão e na Companhia do Niassa, da qual regressou por doença em 1912.
Obteve o brevet de piloto na Escola de Avord em 1917.
Antes disso, tinha combatido com a infantaria 15 do CEP, tendo sido condecorado com a Cruz de Guerra, Ordem de Torre e Espada e a Legião de Honra francesa.
Com o fim da Primeira Grande Guerra, foi colocado no comando da Esquadrilha de Bombardeiros e Observação do Grupo de Esquadrilhas de Aviação da República, o que coincidiu com a sua tentativa na companhia de Sarmento Beires, de cumprir a ligação aérea à Madeira em 1920,com o Cavaleiro Negro.
Em 1924 realizou o raid a Macau, também com Sarmento Beires e também na companhia de Manuel Gouveia. 
Comandou ainda o Grupo Aviação da Amadora, tendo vindo a falecer tragicamente, a 22 de Fevereiro de 1934 num choque em pleno voo de dois aviões Morane, em Sintra. Era tenente-coronel e não tinha ainda completado 50 anos.

Crédito: Euro Impala/Força Aérea Portuguesa