terça-feira, 17 de janeiro de 2012

EVACUAÇÃO NO LUNGUÉ-BUNGO

Foi num dia do primeiro semestre de 1972 que fui solicitado a desviar a rota de Cangombe/Luso(?) para o Lungué-Bungo para uma evacuação urgente. 
Preparando o voo

Aterrei noite escura. 
Localizada a pista, na aproximação/final apenas se viam as marcas de cal, branca, tal era a escuridão. Só o farol do DO atenuava a falta de visibilidade. O arredondar foi alto, ainda assim, com a ajuda do motor o tocar foi suave. 
Na placa, uma viatura acabava de chegar com um nativo com uma infecção em ultimo grau. O lençol/saia tinha sinais de que aquela criatura não passava no "teste da cadeira" (saltando da cadeira, se o ..... caísse!!!). Depressa fiz saber que sem ajudas rádio e de noite o regresso só seria possível na madrugada seguinte. Pernoitámos, instalados no "Hotel dos Fuzos" na companhia da hierarquia e algumas senhoras, esposas, que também não se pouparam a simpatias para connosco. Após o jantar, jogámos King e/ou Ramin. Retenho que me foi proposto fazer sky no rio, convite que declinei não só pela urgência da evacuação mas também porque na oportunidade as minhas qualidades para "sobreviver" (nadar) não eram as mais recomendadas.
Lungue-Bungo - 1973 - Quartel dos fuzos - Foto de António Jacinto V. Raposo
Cumprida a despedida com os agradecimentos pela forma cortez e simpática com que nos acolheram, era chegada a hora de partir e regresso ao trabalho. 
Manhã muito cedo, ainda estrelas brilhavam no céu, o take off aconteceu. O frio era intenso sendo preciso confortar o motor com recurso ao ajustamento do mecanismo, pala mecânica, para regular a circulação de ar frio não fosse ocorrer a formação de gelo e prejudicar a alimentação do motor. A missão terminou no Luso em condições normais, da nossa parte. 
Quanto ao evacuado, foi entregue ao cuidado do "INEM" e compreensivelmente, não tivemos notícia da evolução do seu estado clínico, porquanto nos envolvemos na continuidade do socorro a outras gentes e apoio noutros cenários. 
Estamos aqui e agora, vencidos que estão quase 40 (quarenta) anos. 
Um bem haja a todos. 
Para os que partiram, eterno descanso e paz à sua alma.

Por:

Sem comentários:

Enviar um comentário