sábado, 27 de novembro de 2010

OS "SALTIMBANCOS", A ORIGEM DO NOME E DO EMBLEMA



"HISTÓRIAS SOLTAS"
A origem do nome e do emblema.

1969, no decorrer duma operação com os Comandos, algures no Leste, para os lados do Luvuei ou Lucusse, durante uma pausa, depois das colocações, petiscávamos as saborosas rações de campanha. 
Depois e para animar a malta, música, saltava então um gira-discos portátil, que eu sempre levava para os destacamentos (ficou o Leite da carrinha com ele) e um disco de fados do João Ferreira Rosa. 

https://youtu.be/jABViTSkaFU

Um dos fados preferidos era o fado dos Saltimbancos, que passava vezes a fio. 
Lembrei-me que seria um bom nome para a nossa esquadrilha. Foi aceite a sugestão e foi o Ten. Afonso Pinheiro da Costa que ficou de fazer o emblema que ainda hoje existe.
O disco ainda o tenho, (um 45 rotações).
1969, alguns "saltimbancos" no Marco 25

O grupo inicial era composto por: pilotos - Rafael, Braga, Costa, Antolin, Lopes e Vidal; especialistas - Pires, Cabeleira, Simões, Ferreira (gazela), Carvalho, Neves, Jorge, Jeremias, Sargentos: -  Sadio, Anjos, Ramos, Bragança, e outros de quem não me lembro do nome, neste momento.


Por: Carlos Antolin Pil







2 comentários:

  1. o clube de especialista no meu tempo era um barracão de madeira e mais tarde foi construído o novo o qual foi totalmente decorado por nós, cabos especialistas na altura, e o lago em forma de peixe também foi obra nossa

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigado Mário Ramos pela sua intervenção. Receba um especial abraço dos Editores deste Blog.

      Eliminar