quinta-feira, 21 de março de 2019

O TRANSPORTE AÉREO PARA O BIAFRA

Foi oficialmente chamado de Auxílio da Igreja Conjunta (JCA), iniciado por Tony Byrne, mas os seus destemidos pilotos chamaram-no de "Jesus Christ Airlines" ou "Jesus Cristo Airways ", com orgulho e uma pitada de temor. 
Por quase dois anos incríveis (1967-1970), JCA manteve um pequeno e separatista estado da África ocidental vivo, recusando-se a permitir que a fome fosse usada como uma arma de guerra. Voou 5.314 missões extremamente perigosas, transportando 60.000 toneladas de ajuda humanitária e salvou milhões de vidas. O ponto de partida para os seus voos foi a antiga colónia portuguesa de São Tomé, a menos de uma hora do destino.
Os velhos e temperamentais DC-6 e Super Constelattion voavam à noite da ilha de São Tomé, ao largo da Costa da África ocidental, uma pequena pista esculpida do arvoredo denso.
Os voos eram realizados sob a cobertura da escuridão e sem luzes para evitar os ataques dos aviões nigerianos, que mantinham a superioridade aérea durante o dia, apoiados pelos arrastões de pesca soviéticos offshore, que acompanhavam os voos. 
Cada aeronave chegou a fazer quatro viagens de ida e volta todas as noites a Uli.
Os aviões - quase todos civis e operados por pilotos civis - foram baseados, abastecidos, reparados, e mantidos no fim do transporte aéreo, fora do Biafra.
Três foram destruídos no solo em Uli por aviões nigerianos. Ataques aéreos eram frequentes nas proximidades tentando capturar os airlifters enquanto aterravam, ou no chão, forçando os pilotos a pairar na escuridão até que as luzes de pista pudessem ser activadas, por pouco tempo, o suficiente para permitir uma aterragem rápida. A separação entre aeronaves no ar era mantida pela comunicação rádio entre pilotos, pois não havia radar. Aviões hostis foram enviados pilotados por mercenários, que provocavam os pilotos de transporte aéreo através da rádio e usaram sinais de chamada como "genocídio". As aproximações eram feitas baixas sobre as copas das árvores e a aterragem era feita, algumas vezes, sem luzes de pista. A breve iluminação da pista podia fornecer condições suficientes para a aeronave ser atacada. Frequentes vezes as tripulações e o pessoal de terra, tiveram que evacuar a aeronave depois de pousar e abrigarem-se nas trincheiras, ao lado da pista, dos ataques dos aviões nigerianos. As transmissões de rádio de Uli usavam normalmente códigos, como "sem luzes de pouso" para "Air Raid".
No pico da sua actividade, o Uli " Airport " - era realmente apenas uma estrada alargada - foi o mais movimentado em toda a África, a operar até 50 voos por noite, e cada voo quebrou alguma lei internacional.
Cada um dos antigos aviões tinha seu próprio logótipo JCA - dois peixes, um dos primeiros símbolos do cristianismo.
A JCA perdeu 25 pilotos e tripulação para as armas e bombas das forças nigerianas, na intenção de aplicar o bloqueio ao Biafra.
O Governo militar nigeriano recusou-se firmemente a permitir voos de socorro ou qualquer outra forma de ajuda humanitária em Biafra. Treze dos pilotos amadores - alguns deles sacerdotes - perderam suas vidas durante uma missão oficialmente ilegal, mas tiveram as bênçãos do papa.

Apesar dos melhores esforços da JCA, estima-se que mais de um milhão de biafrenses morreram à fome.
Após a guerra, foi decidido que, devido à sensibilidade política, os membros de JCA iriam esperar 25-30 anos antes de contarem a sua história única.
O Padre Byrne escreveu um livro em 1997 registando este incrível projecto humanitário intitulado "Transporte aéreo para Biafra".
Vale a pena ler !

Chineke Ga - anonyere anyi
Publicado por Artur Alves Pereira no FB

1 comentário: