quinta-feira, 12 de abril de 2018

O "ARRUMADOR" DE CABINDA !

AM 95 - Cabinda




Esta fez-me lembrar em Cabinda, no AM 95, em que nós Especialistas de qualquer especialidade, éramos também escalonados para receber os aviões.
Ora, certo dia, foi escalonado o Capelini para ir para a pista, receber um Dakota. Lá vai ele, aflito, sem perceber nada daquilo, não sem antes a malta lhe ter dado umas instruções muito rápidas de como seriam os gestos com os braços para direccionar correctamente o referido avião.
Bem, que aconteceu? O Capelini vai para a pista receber o Dakota, (e a malta a ver, ao longe), o avião aterrou, vem pela pista até aos hangares, e aí, o Capelini, começou a fazer uns gestos estranhos e malucos com os braços, pensando assim, (talvez), estar correcto. Mas era ver a cara dele de atrapalhado, às duas por três, para dirigir o avião para o local correcto, conforme lhe tinha sido indicado.
Que fez ele, a seguir? Em vez de estar parado e dar as respectivas instruções, começou a correr à frente do avião, fazendo gestos para a cabine para o seguirem. 
Resultado: o avião bate com a ponta de uma das asas na lateral do hangar, aquela coisa partiu-se e era ver o Capelini, a tentar fugir, a esconder-se atrás das camaratas.
O fim foi óbvio: chamado ao tal tenente que comandava o AM naquele altura, ("o tal, super simpático e super eficiente"), o Capelini acabou o seu destacamento no 95 mais cedo que o previsto, sendo recambiado para Luanda.
Mas, não levou nada na folha e dessa safou-se (de mais uma das muitas que ele teve na FAP). 
Mais tarde, na vida civil, foi ao Banco onde eu trabalhava levantar um cheque. Era chefe de vendas de aparelhos electrodomésticos na zona centro do país. E, em breves palavras e cumprimentos, a rir, lá recordámos o tal caso da asa do avião partida.
Nunca mais o vi.


Autor: AHV Esgaio

1 comentário:

  1. Provavelmente, foi com estes erros que surgiu no horizonte a ideia daquilo que hoje se chama o «Follow Me» mecanizado!

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