O Broussard 3304, após a sua restauração na BA6 do Montijo em 2002, foi entregue ao Museu do Ar, na Granja do Marquês.
Os cinco Max-Holste M.H.-1521-M Broussard (monoplanos de asa alta caracterizados pela sua dupla deriva), candidatos a suplementar os Auster, recebidos em Março e Abril de 1961, foram matriculados com os números 3301 a 3304, tendo um deles ficado para peças sobressalentes. Este avião canadiano, equipado com motor radial Ptratt & Whitney radial R-985-AN.1 de 450 hp, igual ao dos Beechcraft C45, transportava um piloto e cinco passageiros, com peso máximo à descolagem de 2700 Kg. Todos os Broussards foram destinados para o A.B. 3 do Negage, em Angola. No ano de 1961, o 3302 foi abatido por fogo anti-aéreo em Muxaluando, perto de Nambuangongo (Angola) e o 3301 teve um problema no motor, próximo do Toto, tendo-se danificado na aterragem e sido enviado para reparação nas OGMA. Também em 1961, o 3303 capotou na fazenda Santarém, por aterragem a alta velocidade e foi igualmente enviado às OGMA. Restou intacto o 3304, que foi integrado depois com o 3301 e 3302, na Esquadra 82 do A.B.1 da Portela, Lisboa, que operava com alguns aviões de transporte ligeiro e de ligação - tais como o Beechcraft C45, Piper L-21B e Chipmunk-ao lado da Esquadra 81 de Transporte, tendo sido considerados como excedentários em 1976. (Crédito M. Canongia Lopes-artigo na revista Mais Alto) Em 2000, o Broussard 3304 foi objecto de restauração na BA6 do Montijo, tendo efectuado o 1º voo após restauro, em Agosto de 2002, após o que foi colocado no Museu do Ar, na Granja do Marquês, em Sintra.
O Broussard 3303 na BA9 de Luanda.
Carimbo de da Mostra Filatélica da BA 11 de 18-10-2002, referente ao voo Lisboa-Beja no Broussard da FAP.
O Broussard 3304 em restauração na BA6 do Montijo em 2002. (Crédito José Jorge). Aos apreciadores recomendo a visita ao site walkaround.comde Nuno Martins, também um ex-ogma, que tem muita informação actualizada sobre aviões.
Créditos: jfs -ex-ogma.blogspot.com