quarta-feira, 28 de setembro de 2011

ELES SEMPRE EXISTIRAM - QUANDO AS APARÊNCIAS ILUDEM

Tentarei colocar aqui alguns “senãos” sobre a veracidade dos nossos “avistamentos”que serão sempre discutíveis, para quem não presenciou e mesmo para quem, como eu, “vi”.Devo assinalar que inumeráveis observações de OVNis ficaram a dever-se a certos efeito ou engenhos meteorológicos.Por isso acho conveniente destacar aqueles que com maior facilidade se podem prestar a erros.
BALÕES PILOTO -São de pequenas dimensões, brancos ou vermelhos, reflectem muito bem a luz solar e por isso, podem aparecer como pontos muito brilhantes.Próximo do horizonte movem-se lentamente e chegam mesmo a parecer fixos: quando passam perto do zénite fazem-no animados de grande velocidade. A poucos quilómetros de distância tornam-se visíveis à vista desarmada. De noite são providos de uma fonte luminosa tomando assim a aparência de uma estrela que se move sensivelmente entre as verdadeiras: são então visíveis a grande distância.
BALÕES SONDA- Assim são designados os balões destinados a sondagem termodinâmica da atmosfera.De dimensões bastante maiores que os balões piloto são, por isso de maior visibilidade. É possível seguir à vista desarmada até grandes alturas pois penetram muito dentro da estratosfera. A determinada altitude o globo rebenta e a radiosonda desce lentamente sustida por um grande pára-quedas de plástico ou papel.
ALVOS DE RADAR-O radar facilita imenso a medição do vento a grandes alturas. Porém os globos de borracha ou plástico dão ecos demasiado débeis. Para se conseguir uma boa imagem na tela do radar é necessário adaptar-lhe uma estrutura ligeira de papel metalizado, suspensa por meio de um cordel em forma de tetraedro ou octaedro oco.Este dispositivo proporciona imagens muito brilhantes e, em circunstâncias adequadas, o branco quase se pode ver à vista desarmada. E não nos esqueçamos que muitos ÓVNIS têm sido detectados e controlados por radar….
SONDAS ESPACIAIS DE ALTACOTA- Para a exploração da inosfera, campos eléctricos e outras investigações muito específicas, usam-se globos por vezes de grandes dimensões e por conseguinte, visíveis perfeitamente até grande distância e altura.
FOGUETES METEOROLÓGICOS- Um foguete meteorológico pode desempenhar muito bem o papel de um OVNI ainda que, por sua forma se afaste bastante da estrutura convencional de um disco voador. Por outro lado despende chispas de fogos encaixam muito bem em muitas descrições observadas na imprensa da área.No entanto, uma circunstância a ter em conta nestes casos: é que os foguetes são sempre disparados pela mesma base e não se afastam muito delas; além disso as experiências podem anunciar-se com antecedência. A verdade é que a proximidade destas bases de lançamento não se distingue particularmente pela abundância de observação de OVNis.
BALÕES EQUILIBRADOS- induzPara investigação dos fluxos de ar em altura foram desenhados balões equilibrados que se mantêm num nível sensivelmente constante e que são arrastados pelas correntes; alguns deles deram várias vezes, volta ao Mundo. Sem os atrevermos a assegurar que passamos em revista a todos os engenhos meteorológicos susceptíveis de serem classificados como OVNis. PORÉM é ainda conveniente examinar outros objectos ou fenómenos capazes de ir a um juízo semelhante como certos meteoros mais ou menos extraordinários…
SATÉLITES ARTIFICIAIS- Outra coisa são os satélites; podem encontrar-se na vertical em qualquer ponto da Terra. É certo que um satélite em órbita dificilmente será visto à vista desarmada (excepto os da série ECO) porém, hoje em dia, já são numerosos os que pululam pelo espaço e tantos os que vão terminando a sua vida activa, que não pode julgar-se extraordinário o facto de caírem peças soltas de alguns deles que se desintegram. A aparência é, então, a de um pequeno bólide com os seus clarões rutilantes e o seu rasto incandescente
NUVENS NACARADAS- Certas variedades de altocúmulos oferecem a particularidade de apresentar, próximo das orlas, fortes irisações (propriedade de que gozam certos corpos de dispersar a luz em raios coloridos, como arco-íris) que podem adquirir maior intensidade quando as suas proporções são menores, isto é, quando se podem confundir com discos voadores.
HALOS E PARÉLIOS - Os fenómenos luminosos prestam-se melhor que tudo ao engano e seguramente mais que uma vez terão sido tomados como OVNis. Os parélios (fenómeno óptico atmosférico associado principalmente com a reflexão e refracção da luz solar por pequenos cristais proveniente das nuvens) são os que mais dão nas vistas.Como se sabe, consistem em duas manchas luminosas com as cores do arco-íris, situadas em ambos os lados do Sol a uma distância aproximada de 22º no cruzamento da auréola normal com o círculo periélio horizontal. Às vezes não se distingue nem o rasto da auréola nem nenhum outro fenómeno luminoso e, então a ilusão de um objecto brilhante suspenso no céu é realmente muito viva. Ilusões semelhantes podem também produzir-se quando apenas se vêem fragmentos de outros fenómenos luminosos: halos, coroas, colunas e, talvez, até o arco-íris.

MIRAGENS INVERTIDA - Em terra são muito raros os casos e miragem invertida; no mar também não são muito frequentes porém, às vezes podem observar-se e, então, é possível que se tomem por OVNis. Este tipo de miragem consiste na aparição de imagens invertidas de objectos situados abaixo do horizonte. Produzem-se por ocasião de uma forte inversão de temperatura. Imagine-se a impressão que receberá qualquer pessoa que observe no céu os clarões de um farol distante ou, ainda, as luzes de cidade oculta…
REFLEXÕES ABERRANTES Ao nascer do Sol podem observar-se deformações mais ou menos complicadas no disco solar e nas orlas das nuvens crepusculares. São devidas a certas alterações na estratificação normal das camadas de ar. Não seria estranho que algumas dessas anomalias se apresentem de uma forma bem atraente…

Sem comentários:

Enviar um comentário