Aviões da AM - Martinsyde F-4 Buzzard
Caça Martinsyde F.4 Buzzard da Esquadrilha nº1 de Caça de Tancos, ostentando nos lados da fuselagem, pintada a alumínio, o emblema dessa Unidade, o «galgo a Correr», mas também a faixa diagonal vermelha indicativa da Unidade em que primeiro serviu, a partir de 1919, o G.E.A.R. da Amadora. (Crédito "Os Aviões da Cruz de Cristo", Dinalivro, 1989)
Dois Martinesyde F.4 Buzzard em Tancos - neste caso só apresentado, nas fuselagens, o «Galgo» indicativo das Unidades sucessivamente aí localizadas - e um Breguet14-A2, ao fundo, este pertencente à Esquadrilha de Treino e Depósito. (Crédito "Os Aviões da Cruz de Cristo", Dinalivro, 1989)
Durante o ano de 1919, a fase de entusiasmo pela aviação levou a colónia inglesa em Lisboa a oferecer ao Governo Português um avião de caça Martinsyde F.4 Buzzard, ficando este aparelho integrado no G.E.A.R., e depois sendo transferido para Tancos. Tratava-se do avião de demonstração da Martinsyde com matrícula G-EANM - um dos qutro F.4 registados civilmente, para esse efeito, pelo construtor - e que foi pilotado pelo aviador inglês Raynham, em Outubro de 1919, de Londres a Madrid para ser exibido perante as entidades espanholas. Em Novembro desse ano, Raynham repetiu as demonstrações em Lisboa: a oferta da aeronave, então baptizada «Vasco da Gama», por lady Drummond, foi formalizada pelo seu marido, que era Embaixador em Portugal. Em 1923, o Governo Português, satisfeito com os resultados obtidos pelo Martinsyde F.4 oferecido, aquiriu mais três caças desse tipo, que se juntaram aos SPADS na sua nova base, a E.M.D. de Tancos. (Crédito: "Aviões da Cruz de Cristo" Dinalivro, 1998).
O Martinsyde F.4, largamente considerado um dos melhores caças monolugar surgidos durante a WW1, teve como base o Martinsyde F.3, desenhado por G.H. Handasyde em 1917. O novo modelo, designado oficialmente "Buzzard" em Setembro de 1918, era equipado com um motor Hispano-Suiza de 300hp e eram armados com duas metralhadoras sincronizadas Vickers de 7.7 mm, tendo o primeiro voo de teste ocorrido em Junho 1918. Foram produzidas inicialmente 150 unidades, às quais se somaram contratos para mais 300 por uma empresa associada, 500 pela Boulton & Paul, 200 pela Hooper e 300 pela Standard Motor. Depois do Armistício, algumas unidades foram vendidas pela Aircraft Disposal Company, nomeadamente 15 para a Finlandia, 4 para Portugal, 20 para Espanha e 100 para a USSR.
Por Anibal de Oliveira
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