Resgate dos náufragos do "Silver Valley" |
A 15-03-1963, já noite fechada, o vapor liberiano "Silver Valley", [...] quando sob mau tempo e fortes pampeiros, que lhe reduziam a visibilidade, procurava o porto de Leixões, foi encalhar no Cabeço da barra do Douro, a cerca de 600 metros para oés-sudoeste do molhe de Felgueiras. O navio [...] não resistiu à forte ondulação local, tendo em pouco tempo quebrado, refugiando-se toda a tripulação à proa, suportando o mau tempo e a perigosa maresia que se fazia sentir.
Os esforços dos meios de salvamento terrestres e marítimos não conseguiam resgatar os náufragos, pelo que as autoridades marítimas decidiram solicitar a vinda de helicópteros Alouette II, que se encontravam em Alverca, e de facto foi a melhor solução encontrada e a primeira operação do género realizada na costa portuguesa e talvez das pioneiras a nível mundial.
Vinte e sete homens foram resgatados em cerca de 40 minutos, num vaivém continuo pelos dois helicópteros, cerca das 15h00 do dia seguinte.[...]»
Porto desaparecido.
Boa! Vejam também aqui referência ao resgate http://www.passarodeferro.com/2024/01/contributos-para-um-roteiro-dos-locais.html?m=1
ResponderEliminarDesculpem, não assinei o comentário anterior: Rui Ferreira
ResponderEliminarAcrescento mais esta referência: Antecedentes da Busca e Salvamento com helicópteros; A barra do Douro - o 1º salvamento http://walkarounds-ccadf.blogspot.com/2014/05/antecedentes-da-busca-e-salvamento-com.html