Foi o comandante da primeira esquadrilha de caça da Aeronáutica Militar totalmente formada por aviões P39 Bell Aircobra, que aterraram de emergência em Portugal durante a II Guerra Mundial e em consequência foram "internados".Era a esquadra OK, que devido à falta de manuais de voo e sobressalentes acabou por ter uma vida relativamente curta.
Mais tarde, em 1956, o Cte Solano de Almeida iria para a Índia Portuguesa voar aviões Vickers Viking 610 ao serviço dos TAIP. Esta companhia operava inicialmente voos entre Goa, Damão e Diu.
Mais tarde começou a servir as cidades da Beira e Lourenço Marques, em Moçambique. Tudo acabou em 1961 com a invasão dos territórios portugueses por parte da União Indiana.
Mais tarde começou a servir as cidades da Beira e Lourenço Marques, em Moçambique. Tudo acabou em 1961 com a invasão dos territórios portugueses por parte da União Indiana.
Seguiu-se a TAP, companhia onde terminou a carreira.
Tive o privilégio de com ele trabalhar na frota Boeing 727 como Flight Engineeer, a princípio, e seu copiloto depois.
Tive o privilégio de com ele trabalhar na frota Boeing 727 como Flight Engineeer, a princípio, e seu copiloto depois.