A IDA
1º. dia 18/19ago24
O dia 18ago24, começou cedo para alguns camaradas que participaram neste evento da “Viagem a Saurimo”, pois uns vieram do norte do País, outros do sul e outros do litoral centro e zona metropolitana de Lisboa. Considerando os voos uns pela TAAG e outros pela TAP, com intervalo de voos em cerca de uma hora, o Grupo, marcou encontro no Terminal 1 do Aeroporto de Lisboa, junto à “Farmácia”, mas às 20h00 só dois por lá disciplinarmente e pontualmente apareceram. Questionámo-nos e de repente a máxima veio ao de cima, quiçá a “Farmácia será algum Bar próximo?!?” e por lá se encontrava a restante comitiva, constituída pelo Victor Nunes, César Dias, Fernando Grama, José Pires, João Esteves, Artur Vidal, Arnaldo Jesus e logicamente eu, Manuel Vieira.
Troca de cumprimentos e apresentação de alguns menos conhecidos e de seguida dirigimo-nos para as zonas de check in, com a finalidade de os que tinham bagagem de porão a despachassem e assim foi – posteriormente dirigimo-nos ao Controlo de Alfândega, onde TODOS passamos sem problemas e finalmente no Espaço Comum antes das Portas de Embarque, onde se petiscou qualquer coisa e se bebeu, … indicadas as Portas de Embarque de cada voo, os primeiros foram os da TAAG, com voo previsto para as 23h00 e os outros na TAP 23h30.
Rota dos TAM e rota atual da TAP |
Sobre Cabinda faltavam cerca de 540km to Luanda, (recordando a data de 26set75, em que fiz então por África, BA9, Esquadra 92 dos Nord a minha Última Missão como MMA no Nord 6413). Entretanto o Sol tinha nascido a oriente, pelas 6h00, pois viajava junto à janela esquerda e como tal observei esse fenómeno natural – anunciada a chegada prevista ao Aeroporto de Luanda, pelas 07h15.
Nascer do dia em África 19ago2024 - algures antes de Cabinda |
Descida para a final em Luanda |
Chegados a Luanda - transfere em minibus para a BA1 da FAN |
Avião da FAN que nos levaria a Saurimo e nos trouxe de regresso |
Finalmente pelas 9h00 saímos da BA1-Luanda com destino a Saurimo, onde após cerca de 1h50 aterramos na BAS-Base Aérea de Saurimo, ex-AB4, tendo o avião IL-76, estacionado na Placa da antiga Linha da Frente. Aí desembarcados os nossos olhares percorreram o espaço envolvente, procurando referências, tais como o Hangar da Manutenção logo ali perto e a Majestosa, … e muitos outras referências, mas que por motivos de cortesia aqui não se mostra.
Já cá estamos em SAURIMO, ex-AB4 ...
A paisagem envolvente do ex-AB4 - ao lado esquerdo uma das antigas torres de vigia |
Os oito "magnificos" perscurtando os horizontes - ao longe as antigas oficinas de material terrestre |
A "Majestosa" - meio século depois, persiste... |
Tomando de novo um minibus, o qual nos acompanhou em toda a nossa viagem a Saurimo e arredores, com o seu condutor, rumamos pela saída antiga do Terminal Civil, lado nordeste, observamos o novo Aeroporto de Saurimo Deolinda Rodrigues, com a sua própria Torre de Controlo e tomamos a antiga “alameda de Cajueiros/Mangueiras”, atualmente incorporada no tecido urbano da cidade – quem dira passados meio século que os cerca de 5km que distava a Base, esta se integraria na Cidade?!?
O jantar no Hotel Lubóia alojamento da delegação |
Chegados e acomodados no Hotel Lubóia (de um português), tivemos a nossa primeira refeição, aí acompanhados pelo nosso anfitrião, Brigadeiro João Pinto, o qual nos acompanhou ao longo de todos os dias desta “Missão/Viagem” a Saurimo da rapaziada do Grupo, ex-militares do AB4-AERÓDROMO BASE Nº.4 - HENRIQUE DE CARVALHO, evidenciando o fantástico planeamento da visita em todos os aspetos relacionados com a logística por si delineada ao pormenor, mais uma vez BEM HAJA “Comandante”.
Obrigado!
O dia terminou com o descanso do pessoal, decorrente do cansaço da viagem de Portugal para Angola e nesta de Luanda a Saurimo – rapaziada com idades de 79 a 69 anos, representativa de 1964-65 a 1974-75 que estiveram pelo AB4.
Por: Manuel Vieira
Pelo que contas, devo ter viajado no mesmo avião - na minha caderneta militar consta a data de 25 de Setembro de 1974 e não 75 como referes, data em que a base já estaria entregue - mas reconheci, com muita emoção, tudo o resto a que te referes, bem como o camarada Artur Vidal, de que tinha perdido o rasto, natural de Aveiro (?) e que assentou praça comigo na última incorporação der 1973 (em 18 de Setembro). A minha especialidade era meteorologia e fui colocado no AB4 onde estive até 30 de Junho de 1975. Era o 1º cabo OPMET 018096 (SA 1107/73 na recruta na OTA) José
ResponderEliminarAntónio Correia da Silva. Abraço a todos e muitas felicidades.