Em Julho de 1944 um Douglas C47 Skytrain (versão militar do Douglas DC3 Dakota) da United States Army Air Force, USAAF, aterrou de emergência perto de Sagres. Tripulantes foram encaminhados para as Caldas da Rainha para serem mais tarde repatriados. O avião foi internado e entregue à Aeronáutica Militar. Depois da II Guerra foi convertido na versão civil e entregue ao SAC, Secretariado da Aeronáutica Civil, dirigido por Humberto Delgado.
Em 1945 foi entregue à TAP com a matrícula CS-TDA, tornando-se no primeiro avião da companhia.
Após 13 anos de bons serviços passou a voar para a DETA de Moçambique. Aí recebeu a matrícula CR-AGB e o nome "Gorongosa"
Em 1971 foi integrado na Força Aérea Portuguesa com o nº 6175 e passou a efectuar operações de transporte naquela Província Ultramarina.
Tudo acabou a 6 de Maio de 1974 quando transportava um grupo de Adidos Militares na região de Mueda. Um míssil terra-ar Strella acertou num dos motores e perfurou uma asa. Pilotos conseguiram aterrar de emergência num aeródromo de recurso e todos os ocupantes escaparam sem problemas de maior.
O Coronel Engenheiro Aeronáutico José Paulo Marques Pereira, autor das fotos, esteve no local e deu o aparelho como abatido ao efectivo. Não havia recuperação possível.
Acabou transformado em parque infantil.
Sem comentários:
Enviar um comentário