Aeronaves Acidentadas - Continente
Aeronaves Acidentadas – Ultramar “Angola”
Situação da Frota F-84G Thunderjet em 1974 “Angola”
Frota F-84G Thunderjet Sobrevivente
1) - 51-10838 para Força Aérea Portuguesa como FAP 5216. Em 1987 esteve no armazém do Museu do Ar, junto às obras da OGMA em Alverca, para ser utilizado como 'comércio' para possíveis futuras exposições. Acabaria por ser vendido para França, para interesses particulares. Encontra-se na Base Aérea de Salon-de-Provence, Salon-de-Provence, Provence-Alpes-Cote D'azur. É crível que seja a aeronave com as cores da FAP com falso "110885" de série, anotado em Outubro de 2006, no terreno do Musée du Chateau de Savigny, França. Talvez tenha ostentado as cores da Força Aérea Portuguesa durante algum tempo no museu, mas em 2014 usava cores francesas.
F-84G-26RE 51-10838 em “Musée du Chateau de Savigny” “Musée du Chateau, Provence-Alpes-Cote d'Azur” |
|
F-84G 5176 na sua Base Operacional, BA-2 Ota. |
Em Fevereiro de de 2009, encontrava-se armazenado nas instalações do CFMTFA ex-BA-2 Ota. Transferido em 2011 para o AM-1 Ovar para trabalhos de restauro. |
F-84G-26-RE 51-9928 FAP-5187 na sua Base Operacional, BA-2 Ota. |
F-84G-26RE 51-9928 FAP-5187 na sua Base Operacional BA-2 Ota. (Ostentando o Esquema de Pintura quando foi apresentado no dia 4 de Julho de 1976, nas Comemorações do Dia da Força Aérea, em Sintra)
Tal como o 5176, em Fevereiro de de 2009, encontrava-se armazenado nas instalações do CFMTFA ex-BA-2 Ota. Transferido em 2011 para o AM-1 Ovar para trabalhos de restauro. (Foto de Luis Rosa)
F-84G-11-RE 51-10194 FAP 5201 da Esquadra 21, ex-Dutch Air Force com o registo K-76. Encontra-se como a imagem demonstra, em pedestal na sua Base Operacional BA-2.
F-84G-21-RE 51-10838 FAP-5216 na sua Base Operacional, BA-2 Ota.
F-84G-21-RE 51-10838 FAP-5216 em destacamento em Sto. António do Zaire
F-84G-21-RE 51-10838 FAP-5216 em Parque Fechado do DGMFA, Alverca, à guarda do Museu do Ar
F-84G-21-RE 51-10838 FAP-5216 em Parque Fechado, já pertença do ““Musée du Chateau de Savigny”, Salon-de-Provence, Provence-Alpes - Cote D'azur, França.
RESTAURO DE UM F-84G DA FORÇA AÉREA PORTUGUESA
Ao longo de cerca de três anos e meio, diversos militares do AM-1 reconstruíram um F-84G Thunderjet, que foi agora entregue ao Museu do Ar para ocupar o lugar que lhe pertence na galeria dos aviões a reacção.
No dia 23 de Junho de 2016 decorreu, no Aeródromo de Manobra N.º 1 “Maceda/Ovar”, a cerimónia de entrega do F-84G Thunderjet, ficando o mesmo com o número de cauda 5131, ostentando o símbolo da “Esquadra 21 Barretes”. (Opinião discordante, deveria manter-se Registo Inicial).
Tal como mencionado anteriormente, dispunha a Força Aérea Portuguesa, de dois aparelhos F-84G que se encontravam, após o fim da sua vida operacional ao serviço
das Esquadras 20 / 21 da Base Aéra nº 2, Ota, à guarda do Museu do Ar. Esses aparelhos guardados desde 1974, os 5176 e 5187, acabariam por ser alvo de trabalhos de restauro dando assim origem a um aparelho
que recebeu o número de cauda 5131.
Tal recuperação, incidiu basicamente na aeronave 5176, sendo o 5187 também intervencionado, para a cedência de acessórios / peças para a
concretização de tais trabalhos.
A Célula do 5187, encontra-se exposta no Núcleo de Ovar do Museu do Ar, sendo crível a sua total recuperação para fins museológicos. O tempo
o dirá.
Uma palavra de muitos parabéns e muito apreço a toda a equipa que recuperou o F–84G recriando-o como 5131, com destaque para o Sargento-Mor
Alves e o Sargento-Ajudante Torres.
Seguidamente apresentam-se fotos das diferentes fases dos trabalhos.
Após longos meses submetido a grandes trabalhos de restauro, o 5176, apresenta-se resplandecente no lugar a que sempre teve direito, o “Museu do Ar”, em Sintra, agora com o Registo 5131
O F-84G 5187 em Ovar
MUSEU DO AR
HOMENAGEM - OBITUÁRIO
No presente trabalho de compilação de dados referentes à passagem dos REPUBLIC F-84G Thunderjet, pela Aviação Militar Portuguesa, presta-se Homenagem Sentida, a todos, quantos aos comandos desta aeronave que, constituiu as primeiras Esquadras com equipamento a reacção, perderam as suas vidas voando.
09 de Outubro de 1953
01 de Julho de 1955
Tenente Piloto aviador António Rocha de Mós;
Alferes Piloto aviador Henrique Pinto Howell;
Alferes Piloto aviador Alfredo Ventura Pinto;
Alferes Piloto aviador José Guerreiro Bispo;
2º Sargento Piloto Fernando da Silva Santos;
Furriel Piloto Diniz Alves Martins;
Furriel Piloto António Carvalho;
Furriel Piloto Danilo Martins da Fonseca.
1 DE JULHO DE 1955 SERRA DO CARVALHO “O MONUMENTO” |
Homenagem sentida ao distinto Magnífico da Esquadra 93, Coronel Alcino Luciano Roque, falecido a 16 de Março de 2022. Ingressou na Força Aérea Portuguesa a 30 de Outubro de 1952, e após várias fases viria a qualificar-se em F-84G em finais de 1954, voando na aeronave quase 20 anos. Ao serviço da Pátria serviu a Esquadra 93 “Magnificos” durante 12 anos, o que fará do Coronel Roque um dos pilotos com mais missões operacionais de combate. O último registo de uma missão com emprego de armamento executado por uma parelha de F-84 ocorre a 19 de Fevereiro de 1973. O Coronel Roque seria um dos intervenientes na dita operação. Numa fase posterior, as missões operacionais de combate de Thunderjet seriam de âmbito de Reconhecimento Visual. Entre muitos louvores e distinções atribuídas ao distinto Magnífico, refira-se duas medalhas de serviços distintos grau prata com palma; uma medalha de mérito militar 1ª classe e medalha Legião de Honra grau Comendador, atribuída pelo Governo Francês. Não permitamos que seja esquecido!
Na Paz …Pacíficos, Na Guerra…Terríficos.
USAF 492nd FBS (48th FBW) “FS”
O 492º Esquadrão de Caça (492º FS), apelidado de "Os Bolars" e "Os Madhatters", faz parte da 48ª Esquadra de Caça da RAF, em Lakenheath, Suffolk, Reino Unido
Inicialmente activado em 15 de Janeiro de 1941, como um Esquadrão de Treino do Corpo Aéreo do Exército, do Distrito Aéreo do Sudeste - o 55º Esquadrão de Bombardeamento (Ligeiro) - , seria destinado ao 48º Grupo de Bombardeamento. A unidade foi equipada com uma variedade de aeronaves de segunda linha, como o Curtiss A-18 Shrike e o Douglas A-20 Havoc , preparando os seus pilotos e equipas de manutenção para eventuais combates. Após
o ataque a Pearl Harbor, o esquadrão realizou patrulhas anti-submarinas, de Março a Abril de 1942. Retomando o treino das tripulações de voo, muitos dos membros do grupo passaram a servir
em esquadrões estacionados na Europa e nos teatros do Pacífico. A unidade foi redesignada como 55º Esquadrão de Bombardeamemto (Mergulho) em 28 de Agosto de 1942.
A 10 de Agosto de 1943, a unidade volta a ser redesignada como 492º Esquadrão de Caças-Bombardeiros, pouco antes de se mudar para o Campo de Aviação do Exército no Norte de William, no Tennessee , dez dias depois. Eventualmente chegando com o 3º Comando de Caça das Forças Aéreas do Exército dos Estados Unidos em 1944, o esquadrão treinou pilotos recém chegados com o Republic P-47 Thunderbolts. Em Janeiro de 1944, a unidade tornou-se um esquadrão de caça operacional com o fim do treino RTU. O 492º foi implantado no Teatro Europeu de Operações (ETO) e designado
para o IX Comando de Caça na RAF, em Ibsley , Inglaterra , no mês de Março de 1944.
A Unidade foi reactivada em 10 de Julho de 1952 como 492º Esquadrão de Caças-Bombardeiros (492º FBS), um esquadrão da NATO designado para a Base Aérea de Chaumont-Semoutiers , em França. Equipado inicialmente com o Republic F-84G Thunderjets , o esquadrão foi actualizado em 1953 para aeronaves North-American F-86F Sabre , com o último dos Thunderjets saindo em 1954.
Emblema do 55º Esquadrão de Bombardeamento (aprovado em 25 de Fevereiro de 1943)
USAF 493rd FBS (48th FBW) “FS”
O 493º Esquadrão de Caça (493º FS), apelidado de “Grim Reapers”, faz parte da 48ª Esquadra de Caça da Força Aérea dos Estados Unidos localizada na RAF Lakenheath, Suffolk, Reino Unido.
Activado como um Esquadrão de Treino do Corpo Aéreo do Exército, do Distrito Aéreo do Sudeste, foi equipado com uma variedade de aeronaves de segunda linha, monomotores e bimotores, preparando os seus pilotos e equipas de manutenção para eventuais
combates. Após o ataque a Pearl Harbor , o esquadrão realizou patrulhas anti-submarinas de Março a Abril de 1942. Retomando o treino das tripulações de voo, muitos dos
membros do grupo passaram a servir em esquadrões estacionados na Europa e nos teatros do Pacífico.
Eventualmente chegando sob o AAF 3º Fighter Command em 1944, os pilotos recém chegados foram treinados em Republic P-47 Thunderbolts, convertido em Janeiro de 1944 num esquadrão de caça operacional. Desdobrado no Teatro Europeu de Operações, foi designado para o 9º Fighter Command no Reino Unido, em Março de 1944.
Em 5 de Julho de 1945, o esquadrão chegou a Laon, na França.
O esquadrão foi reactivado em 1952 como um esquadrão de Caças-Bombardeiros da NATO estacionado em França. Equipado inicialmente com o Republic F-84G Thunderjets , actualizado em 1954 para aeronaves North-American F-86F Sabre, realizou .exercícios de prontidão operacional e de avaliações tácticas. Aperfeiçoando as técnicas de
bombardeamento e artilharia, o esquadrão deslocava-se frequentemente para a Base Aérea de Wheelus, na Líbia, para missões de treino.
USAF 3131st MG “31st Maintenance Group, Aviano Air Base”
USAF 3153rd Maintenance Squadron
MISSÃO
O 31º Grupo de Manutenção fornece manutenção em tempo de paz e combate
e controle de munições e apoio executivo para a 31ª Ala de Caça, unidades geograficamente separadas sob o comando e controle da ala e unidades adquiridas durante estágios avançados de
prontidão. O 31º MXG também responde aos requisitos de apoio logístico humanitário e de contingência, conforme orientado pelo Joint Chiefs of Staff através do Quartel-General
das Forças Aéreas dos EUA na Europa para locais na Europa, África e Sudoeste Asiático.
HISTÓRIA
O 31º Grupo de Manutenção foi originalmente estabelecido como o 31º Grupo de
Manutenção e Suprimentos em 6 de Novembro de 1947. O grupo estava localizado em Turner Field, Geórgia, de 20 de Novembro de 1947 a 10 de Fevereiro de 1951, quando foi desactivado.
Em Agosto de 1951, o 31º Grupo de Manutenção tornou-se a primeira unidade a receber o modelo F-84G Thunderjet, actualizado Além das actualizações de motor, armamento e aviónicos, o F-84G foi o primeiro caça projectado
para Reabastecimento Aéreo e o primeiro Caça-Bombardeiro monolugar, concebido, com capacidade de transportar bomba nuclear.
O 31º Grupo de Manutenção e Suprimentos foi restabelecido e redesignado como 31º Grupo de Logística em 28 de Outubro de 1991 em Homestead AFB,
Flórida, onde permaneceu até 1 de Abril de 1994. O 31º Grupo de Manutenção mudou-se então para sua sede actual, a Base Aérea de Aviano, em Itália.
Artigo da autoria de
Júlio Augusto da Silva Pereira
Fo
ResponderEliminarBom dia, gostaria de comentar a lista de acidentes do F-84. O meu Pai, Major PILAV João António Santos Gomes, teve um acidente à descolagem, num treino da Patrulha acrobática Os Dragões. Não está assinalado por algum motivo! Obrigado, um forte abraço
ResponderEliminarAntónio Mancelos Santos Gomes
Bom dia novamente. Podia ter acesso à primeira e segunda parte do presente artigo? Onde procurar? Muito obrigado.
ResponderEliminarCumprimentos, António Mancelos Santos Gomes
https://ab4especialistas.blogspot.com/2024/02/historia-do-f-84g-em-portugal-parte-i.html
Eliminarhttps://ab4especialistas.blogspot.com/2024/03/historia-do-f-84g-em-portugal-parte-ii.html
EliminarMuito Boa tarde, talvez poucos tenham conhecimento de um acidente que julgo terá ocorrido em 1955 na carreira de tiro de Alcochete cujo piloto, primo do meu pai e de seu nome Albano Melo Pereira (Furriel Piloto) sobreviveu de forma praticamente miraculosa pois o avião em vôo rasante embateu no solo, não tendo o piloto tido sequer tempo para tentar a ejecção, sendo projectado na explosão para longe dos destroços com o fato de vôo envolto em chamas. Infelizmente nunca li nada acerca do referido acidente e os unicos detalhes de que me recordo foram os da descrição efectuada pelo próprio Albano no meio familiar quando eu ainda era muito pequeno. Sei que em consequência desse acidente ele acabou por ficar internado cerca de 2 anos no Hospital Militar nunca mais tendo voado. Será que por acaso alguém terá conhecimento de mais pormenores ? Muito Obrigado. Rui Gomes
ResponderEliminar