Ninda - foto de Gonçalo de Carvalho |
Em, fins de
Novembro de 1971, fomos incumbidos de transportar um grupo de "páras"
para Ninda, leste de Angola.
Como era
costume tínhamos de ter muito cuidado com o peso do pessoal equipados para
operações. Nestas missões o peso é que contava e por vezes apareciam com peso
excessivo. Era, como não podia deixar de ser, um problema de segurança de
operação do avião.
Ora, nesse
dia o percurso para Ninda foi feito pelo 2º. piloto, de acordo com a alternância
de percursos.
Quando
estávamos na fase de "arredondar" o 2º. piloto começa a gritar: "ai, ai, ai" e, virando-se para mim diz: "agarra no manche,
ajuda-me, que não consigo aterrar!"
Imediatamente
deitei as mãos e juntamente com ele, em vez do normal movimento de trazer o
manche atrás, fomos obrigados a fazer força para a frente, até poisarmos o
avião.
Berrei para o
mecânico, que fosse lá atrás chamar os pára-quedistas para a frente, porque
receava que o avião assentasse a cauda antes, ou ao parar. O que sucedeu, foi
que pura e simplesmente ao sentirem que estavam a chegar ao solo, começaram a
movimentar-se para a cauda.
O 6402 em Ninda, preparado para mais um transporte |
Para
remediar, utilizei uma técnica, uma travadela em força, que com a inércia os
levou de roldão em direcção do nariz.
Custou-me a perdoar
esta insensatez porque eram homens da mesma arma e sabedores de certas regras
que tinham de cumprir.
A expressão
"calhaus com olhos" assenta por isso como uma luva. Pode parecer
depreciativa, mas é na verdade afetiva.
EM 1967 nem la podiam poisar --estivemos la cart 1701 -SUPER RATOS -UM --POR TODOS
ResponderEliminarA Foto do 6402 é na "placa" de Ninda ?
ResponderEliminar